A Feira do Livro Espírita de Ribeirão Preto (Flerp), presente no calendário oficial do município desde 1983, acaba de ser declarada como patrimônio cultural imaterial do povo de Ribeirão Preto, de acordo com a lei municipal 14.738. O reconhecimento aconteceu na Câmara Municipal, com discurso do vereador Marcos Papa (Podemos), autor do projeto de lei, em uma sessão ordinária no dia 27 de setembro. A feira é promovida pelo Departamento do Livro da USE Ribeirão Preto – Órgão da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo e está em sua 49ª edição, que teve início em 26 de setembro e vai até amanhã (8).
Para o presidente da USE RP, Pascoal Bovino, a instituição recebeu a notícia com muita satisfação e, segundo ele, é uma forma de reconhecer o benefício do acesso à literatura espírita, muitas vezes com lições e ensinamentos para serem praticados no dia a dia. “Ser reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial é um incentivo para prosseguirmos nesse caminho e em outras atividades, visando sempre a melhoria das relações entre todos nós”, comenta.
O diretor do Departamento do Livro da USE Ribeirão Preto, Mario Gonçalves, lembra que, em 49 edições da Flerp, foram colocados em circulação na cidade mais de 540 mil livros espíritas, sempre com o propósito de contribuir com a transformação da Terra em um lugar melhor. “Recebemos este reconhecimento do poder público com muita alegria e como um estímulo para continuarmos a tarefa de divulgação do Espiritismo e dos ensinos de Jesus”.
Durante seu discurso na Câmara Municipal de Ribeirão Preto, Marcos Papa ressaltou que a Flerp completará 50 edições no próximo ano. “Nós teremos as Bodas de Ouro da feira e sessão solene aqui na Câmara Municipal, para que o parlamento registre isso com a devida grandeza”, afirmou o vereador.
PROGRAMAÇÃO
A 49ª Flerp acontece até o próximo sábado (8/10), no Centro Cultural Palace (Rua Álvares Cabral, 322). A programação inclui agenda de palestras, lançamentos de livros e atividades culturais, com destaque para o sarau com artistas espíritas no sábado, a partir das 10h30.
O público também pode visitar duas exposições - “Há dois mil anos” e “Manuscritos de Kardec”. Organizada pelo Departamento de Arte da USE RP, a mostra “Há Dois Mil Anos” é inspirada no romance com o mesmo nome, que retrata as primeiras etapas do Cristianismo Primitivo, ditado por Emmanuel ao médium Francisco Cândido Xavier. Neste livro, é apresentada uma nova face da História do Cristianismo no século I, do cotidiano de famílias patrícias que incentivavam preconceitos, em contraponto com a simplicidade fraterna dos primeiros seguidores do Evangelho.
Já a exposição histórica “Manuscritos de Kardec” reúne originais das primeiras edições de “O Livro dos Espíritos”, “O Livro dos Médiuns”, “O Evangelho segundo o Espiritismo”, “O Céu e o Inferno”, “A Gênese”, entre outras obras da codificação; além cartas de Rivail/Allan Kardec; cartas de Amélie Boudet, documentos da Sociedade Parisiense de Estudos Espiritas, comunicações mediúnicas e outros documentos que fazem parte do acervo do museu virtual AKOL - AllanKardec.online, sob curadoria do brasileiro Adair Ribeiro. Ribeirão Preto é a terceira cidade do país a receber o acervo do museu AKOL. Até então, a mostra passou por mais duas cidades do Estado de São Paulo, Atibaia e São Paulo.
Outro destaque da 49ª Flerp é o projeto permanente da USE, a “Bibliotroca”. Trata-se de um espaço para a doação e troca de obras espíritas, na Esplanada do Theatro Pedro II. Para realizar a troca, basta levar um livro espírita em bom estado de conservação e retirar outra obra de interesse. Neste mesmo ponto, o visitante que não tiver um livro em mãos, pode escolher um gratuitamente.
Fotos: Divulgação