Transportadores autônomos de cargas têm até 12 de setembro para enviar Autodeclaração do Termo de Registro para ter direito ao Benefício Caminhoneiro. O prazo vencido no fim de agosto foi prorrogado pelo governo.
Quem enviou o documento naquela data, recebe as duas primeiras parcelas, referentes a julho e agosto, nesta terça, 6 de setembro. Já quem fizer a entrega do Termo nesta nova data, terá direito às três parcelas do benefício no mesmo dia do vencimento da terceira, 24 de setembro.
Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência, quase 130 mil motoristas vão receber as duas primeiras parcelas agora no início do mês.
Os demais caminhoneiros com cadastro ativo em julho devem fazer a entrega da Autodeclaração no Portal Emprega Brasil ou no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital para receber as parcelas em setembro.
O BENEFÍCIO
O Benefício Emergencial aos Transportadores Autônomos de Carga, popularmente chamado BEm Caminhoneiro, é pago nesta primeira etapa àqueles profissionais com cadastro ativo até maio no Registro Nacional de Transportes Rodoviários (RNTCR) da Agência Nacional de Transportes Terrestres e fizeram operações de transportes em 2022.
Até o fim do ano, serão pagas seis parcelas de MIL REAIS como ajuda compensatória pelo aumento dos combustíveis.
Foto: Arquivo/Pop Mundi