A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou a liberação de vacina e medicamento contra a monkeypox, doença também conhecida como Varíola dos Macacos.
A medida vale por seis meses, desde que não seja expressamente revogada pela Agência. Para a liberação, a Anvisa analisou dados da Agência Europeia de Medicamentos e da Agência Americana.
A Anvisa aprovou ontem (25) a dispensa de registro para que o Ministério da Saúde importe e utilize no Brasil a vacina Jynneos / Imvanex, para imunização contra a monkeypox. Na decisão, a diretoria colegiada do órgão aprovou a solicitação do Ministério da Saúde por unanimidade.
A autorização dada pela Anvisa é para a vacina Jynneos (EUA) ou Imvanex (EMA), que se trata de um imunizante contra varíola e Monkeypox. No Brasil, até o momento, não há submissão de protocolo de ensaio clínico em vacinas para ser conduzido nacionalmente. O imunizante é destinado a adultos com idade igual ou superior a 18 anos e possui prazo de até 60 meses de validade quando conservada entre -60 a -40°C.
Foto: Arquivo/Pop Mundi