O leilão para a implantação das linhas de transmissão que vão conectar a Usina Hidrelétrica Belo Monte, no Pará, ao Sistema Interligado Nacional (SIN) deverá ser feito no primeiro trimestre de 2014. A informação foi divulgada segunda-feira (07) pelo presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Mauricio Tolmasquim, durante o seminário Desafios da Energia no Brasil, promovido pelo Grupo de Economia da Energia (GEE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
"A ideia é que dê tempo para entrar em janeiro de 2018. Acredito que vá ser logo no início do primeiro trimestre. É um leilão grande, então os concorrentes têm que se organizar. Mas será em tempo hábil para construir a linha", disse Tolmasquim.
A linha, de 800 quilovolts (KV), ligará as subestações do Xingu (PA) e Estreito (MG), em um trajeto de 2.140 quilômetros, que cortará os estados do Pará, do Tocantins, de Goiás e de Minas Gerais. Belo Monte, que está sendo construída no Rio Xingu, será a terceira maior usina do mundo, com capacidade para gerar até 11.233 megawatts (MW).
Fonte: Agência Brasil