Pesquisas e estudos desenvolvidos nos últimos anos mostram que o Bolsa Família teve importantes efeitos educacionais para a população de baixa renda. A ministra Tereza Campello, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, participa da abertura dos debates, que será seguida de duas mesas-redondas.
Na primeira, das 10h às 12h15, o tema será a contribuição do programa de transferência de renda para o acesso à educação e a relação com as políticas educacionais do país. As conferencistas são a diretora de Currículos e Educação Integral da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, Jaqueline Moll, e a presidenta da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Dalila Andrade Oliveira.
Na segunda mesa-redonda, das 14h às 17h, os participantes vão analisar a relação do Bolsa Família e da condicionalidade de educação com os resultados obtidos na área. As condicionalidades são os compromissos assumidos pelas famílias para continuar a receber os benefícios. Um desses compromissos é o que estabelece que as crianças e os adolescentes até 15 anos tenham pelo menos 85% de frequência nas aulas. A programação do ciclo de debates pode ser consultada no site do programa.
Fonte: Agência Brasil