Programa 'Mais Consultas' tem 41% de ausências de pacientes

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

26/05/2022
Um levantamento da Secretaria de Saúde divulgado nesta quarta-feira, 25, apontou que já foram oferecidas 5.896 consultas de ginecologia, através do Programa 'Mais Consultas', desde o início do projeto, em dezembro de 2.021 até este mês.
 
Dessa quantidade de consultas agendadas, foram atendidas 3.578 pacientes, representando uma ausência de 41% das mulheres nos agendamentos feitos. Ou seja, 2.318 pessoas não compareceram ao atendimento dos profissionais. 
 
Atualmente, duas empresas estão credenciadas, por meio de chamamento público para a prestação dos serviços, sendo que em uma delas, as consultas previamente agendadas são oferecidas às segundas-feiras, das 7 às 18h e às terças-feiras, das 13 às 18h. A outra empresa oferece os atendimentos às terças-feiras, no período da tarde, na UBS Luíza e na manhã de sexta-feira, na UBS do Jardim Planalto.
 
É importante que as mulheres manterem os seus cadastros atualizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), como telefones e endereço, visando facilitar a localização. Segundo ela, a secretaria está enfrentando dificuldades para entrar em contato com as pacientes, que não atendem às ligações. 
 
Nos próximos três meses, a partir de junho, serão oferecidas 1.000 consultas, por mês. Neste sentido, a partir deste sábado, 28, a secretaria começará a entrar em contato com as pacientes que estão na lista de espera das unidades, visando o agendamento das consultas. Se após o terceiro contato, não for possível localizar as pessoas, as solicitações serão retiradas da lista de espera. 
 
A Secretaria de Saúde solicita para que as pacientes compareçam às consultas ou avisem com antecedência, ocorrendo algum impedimento de última hora, pois, desta forma, outra paciente pode ser incluída e atendida. Os telefones para contatos são (16) 3707-4900 ou 0800-540-9000.
 
 
Foto: Reprodução