Fazendo história neste sábado (19), Darlan Romani além de bater seu recorde, conquista o título mundial indoor da prova de arremesso de peso no Campeonato Mundial Indoor de Atletismo que é disputado na Stark Arena, em Belgrado, na Sérvia.
Em fevereiro do ano passado, ele havia alcançado 21,71m em Cochabamba, na Bolívia. A marca deste sábado ficou a 29 centímetros do recorde mundial.
Ele superou o norte-americano Ryan Crouser, que alcançou a medalha de prata com 22,44 metros, que é o atual bicampeão olímpico, e o neozelandês Tomas Walsh, duas vezes bronze nas últimas duas Olimpíadas, com a medalha de bronze com 22,31 metros.
Darlan atingiu a marca de 22,53 metros, na terceira das seis tentativas da disputa, quebrando o recorde sul-americano e se tornando o primeiro atleta do Brasil campeão mundial indoor no arremesso do peso.
É o quinto ouro da história do Brasil no Mundial Indoor, disputado de dois em dois anos desde 1985. O país ainda tem cinco pratas e seis bronzes. A atual edição termina começou na sexta-feira e termina neste domingo. Por conta da pandemia, a edição de 2020 foi cancelada. A próxima será em 2023, na cidade de Nanjing, na China.
Vitória Sena Batista Alves e Ketiley Batista também competiram neste sábado, nas eliminatórias dos 60 metros com barreiras feminino, mas não passaram para a fase seguinte. O mesmo aconteceu com Erik Cardoso e Felipe Bardi nos 60 metros masculino.
Foto: Reprodução