O Campeonato Paulista de 2022 caminha ao fim, a última rodada trará uma variação diferente de jogos nas finais. Alguns clubes estão almejando uma posição melhor na tabela, enquanto alguns correm o risco do rebaixamento no estadual.
Cinco times já estão com a vaga assegurada nas quartas-de-final: Corinthians, Palmeiras, Red Bull Bragantino, São Bernardo e São Paulo. Para essas equipes, o foco desta última rodada está na busca por uma classificação melhor entre todos os competidores, para levar a vantagem do mando de campo na fase mata-mata.
O Verdão já assegurou a primeira colocação geral; São Paulo, Corinthians e Red Bull garantiram a liderança dos seus respectivos grupos.
Entre aqueles que batalham por uma vaga na próxima etapa, o grupo B é o único que já tem a definição dos times que seguem na competição, com São Paulo e São Bernardo.
Inter de Limeira, Guarani e Água Santa ainda brigam por um espaço no grupo A. Já no C, Ituano, Botafogo-SP e Mirassol continuam com chances reais de avançarem.
Fechando os agrupamentos, Santos e Santo André batalham pela classificação ao mata-mata no grupo D.
A Macaca necessita dos três pontos de sua vitória e de uma derrota de um dos concorrentes. Dentro da lógica matemática para a salvação, a Ponte Preta é a única equipe que ainda depende de resultados de outros jogos.
A Ferroviária também depende só de si na 12ª rodada e, assim como os outros times no setor de risco, joga a partida decisiva em casa. Já o Santos precisa apenas de um empate para se firmar na elite do futebol paulista. Com campanhas idênticas, a equipe do litoral leva desvantagem na tabela contra a Ferroviária no critério de desempate devido ao número de cartões vermelhos recebidos durante o torneio.
A última rodada da primeira fase do Paulistão acontece neste final de semana. Confira os duelos decisivos:
19/03
16h - Santo André x Inter de Limeira
16h - Ferroviária x Mirassol
16h - Ponte Preta x Ituano
16h - Santos x Água Santa
16h - São Bernardo x Guarani
16h - São Paulo x Botafogo-SP
20/03
16h - Novorizontino x Corinthians
16h - Red Bull Bragantino x Palmeiras
Foto:Reprodução