Palmeiras e Athletico Paranaense fazem o primeiro jogo da Final da Recopa amanhã, que será realizada em dois jogos, campeões da Libertadores e da Sul-Americana iniciam a decisão na Arena da Baixada, campo do Athletico Paranaense.
Esta é a 29ª edição da Recopa Sul-Americana realizada anualmente pela Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL). Criada em 1989 a competição foi realizada até 1998, onde deu uma pausa e voltou em 2003, de lá pra cá, não parou até hoje. A competição já teve dois formatos de disputa, o primeiro no sistema de "jogo único" - em que a final era disputada fora do continente sul-americano; e agora vem sendo atualmente realizada no sistema de "ida e volta".
O atual campeão é o Defensa y Justicia, da Argentina (campeão da Copa Sul-Americana de 2020), que derrotou o Palmeiras, do Brasil (campeão da Copa Libertadores da América de 2020) em 3–3 no placar agregado, e vencendo na disputa por pênaltis por 4–3.
O futebol brasileiro já teve 11 campeões: São Paulo 1993/1994, Grêmio 1996/2018, Cruzeiro 1998, Internacional 2007/2011, Santos 2012, Corinthians 2013, Atlético-MG 2014 e Flamengo em 2019.
As duas equipes tentam o título inédito na competição, já que os dois clubes tem no currículo um vice-campeonato cada. Uma motivação a mais para as duas equipes é a premiação da competição, o campeão receberá o valor de 1,6 milhões de dólares (R$ 8,32 milhões, na cotação atual). Já o vice não fica de mão abanando e ganhará 800 mil dólares cerca de (R$ 4,16 milhões) de prêmiação.
Campeão da Libertadores ano passado, o Palmeiras tem na Recopa Sul-Americana, a segunda decisão no ano de 2022, já que chegou à final do Mundial de Clubes, contra o Chelsea, por esse motivo, a equipe do Palmeiras, alternou o elenco no Campeonato Paulista durante o jogo do final de semana, para estar com melhor preparo em campo no jogo de amanhã, o verdão é o dono da melhor campanha da competição na classificação geral.
O time do Athletico Paranaense, campeão da Sul-Americana do ano passado, vai fazer amanhã, apenas o seu terceiro jogo com o time principal nesta temporada. O furacão iniciou o Campeonato Paranaense com a equipe de reservas e parte da base do clube, como já é habitual nos últimos anos, aumentando o período de pré-temporada com o elenco. Sendo assim, o Rubro-Negro só teve força máxima, em duas partidas no estadual: na vitória sobre o Rio Branco-PR e no empate com o Coritiba.
O jogo de ida, entre as duas equipes será hoje, às 21h30, na Arena da Baixada e a volta será na semana seguinte, dia 2 de março, também às 21h30, no Allianz Parque.
Foto: Reprodução