'Flurona': SP registra casos da dupla infecção por Covid e gripe

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

04/01/2022

Pelo menos 24 moradores da cidade de São Paulo foram diagnosticados com gripe e Covid-19 ao mesmo tempo desde o início da pandemia, segundo dados divulgados nesta terça-feira (4) pela Secretaria da Saúde da capital.

A dupla infecção é conhecida como "flurona", uma junção das palavras "flu", que é gripe em inglês, com parte da palavra "coronavírus".

Na capital paulista, há relatos de hospitais que identificaram a dupla infecção pelos vírus Influenza e coronavírus com diagnósticos feitos na mesma semana ou até no mesmo dia. Em outros lugares do Brasil, como Rio de Janeiro e Ceará, também há registros da "flurona".

Em São Paulo, os testes foram feitos no dia 20 de dezembro em um hospital particular.

"Como meus sintomas começaram no mesmo dia e fiz teste no mesmo dia, e os dois deram positivo, o período de isolamento foi o mesmo, 10 dias. Mas foram dias muito complicados, quatro dias de cama que eu não conseguia levantar, e a partir disso fui melhorando aos pouquinhos", contou um infectado.

O tratamento duplo ocorreu também na casa do contador Mario Martins Bastos Junior. Tanto ele quanto a esposa foram diagnosticados com Covid-19. Antes disso, o filho, de 19 anos, recebeu um teste positivo para Influenza.

O resultado dos exames tem dois dias de diferença: dia 28 de dezembro para influenza e dia 30 para Covid-19.

"Meu filho está bem, nós três estamos bem, medicados, só o que está perturbando mais é a tosse seca", disse o contador.

*G1

Foto: Reprodução