A exatamente 44 anos, os torcedores francanos comemoravam o acesso da Associação Atlética Francana para o campeonato Paulista.
Era 4 de dezembro de 1977, quando a equipe francana entrava em campo para enfrentar o Araçatuba pela Divisão Intermediária, hoje atual série A2.
A partida teve suas particularidades, onde a Francana teve iniciativa do ataque, e a troca de passes entre Antenor e Rene, fizeram o levantamento de bola para a área do adversário, goleiro do Araçatuba chegou a tocar na bola, mas foi de cabeça que Zé Antônio com a camisa oito abriu o placar para a “Veterana”.
O segundo gol veio através de uma jogada iniciada por Marinho, que cruzou a bola para a área e Antenor teve a bola ajeitada de cabeça e não desperdiçou chutando direto para a rede, fazendo 2x0 sobre o Araçatuba. Assista o vídeo.
No dia 5 de dezembro, devido a vitória da Francana, o até então prefeito Mauricio Sandoval, decretou feriado municipal, e assim os torcedores foram para as ruas comemorar o título e a subida da Francana para a Divisão Especial Paulista.
Entre as vitórias que se destacaram durante a competição, uma delas foi sobre o Corinthians com placar de 1x0, onde mais de 40 mil torcedores corinthianos em exato 22 de agosto de 1979. Mas no ano anterior a veterana vencia também o time do São Paulo por 2x0, no estádio do Pacaembu, na capital paulista.
Os torcedores do Santos tiveram o privilégio de ver a última participação da Francana na Primeira Divisão, a pesar do time da casa sofrer a derrota por 3x1 em plena a Vila Belmiro.
Foram cinco anos disputando os Campeonatos Paulistas entre 1978 a 1982, quando foi rebaixada.
No ano seguinte em 1983, a Francana não participou do campeonato da segunda divisão, voltando apenas em 1984.
O time francano também disputou o Campeonato Brasileiro de 1979, sendo eliminado ainda na primeira fase.
Em 2015, a "Veterana" foi rebaixada para a Segunda Divisão de 2016, após terminar a Série A3 de 2015 na lanterna. Mas a Francana não disputou, e se licenciou por 1 ano do Campeonato Paulista, voltando em 2017.
Em 2021, a Francana não participou de competições oficiais, mas vem se reestruturando com atletas de categorias de base, e com jogadores que já atuam em times da cidade de Franca.
Segundo Rafael Diniz, atual presidente da “Feiticeira”, existe uma equipe empenhada em trabalhar para que bons resultados venham a surgir.
A Associação Atlética Francana já tem compromisso firmado para os Campeonatos no inicio de 2022.
Foto: Arquivo Francana.