Aposentados e pensionistas do INSS começam a receber a primeira parcela do décimo terceiro salário já neste mês de maio. Decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro e publicado no Diário Oficial da União antecipa o pagamento do salário extra de beneficiários da Previdência Social.
A medida faz parte de um pacote de ações do governo para tentar amenizar os efeitos da crise causada pela pandemia de coronavírus. A antecipação é uma forma de estimular a atividade econômica. Segundo o Ministério da Economia, com o pagamento adiantado do abono serão injetados quase R$ 53 bilhões na economia do país.
De acordo com o cronograma, a primeira parcela do 13º de aposentados e pensionistas será paga entre os dias 25 de maio e 8 de junho, junto com o valor do benefício mensal. A segunda parcela vem entre 24 de junho e 7 de julho.
Segundo o governo federal, a medida não tem impacto no Orçamento da União, já que haverá somente a antecipação do pagamento do benefício, sem previsão de acréscimo de despesa.
Foto: Reprodução