Pequenos e microempresários já podem utilizar o PIX, o sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, para recolher o Simples Nacional. A opção também está disponível para o Microempreendedor Individual, o MEI.
A nova tecnologia possibilita que seja gerado um código QR no Portal do Simples Nacional, para que o pagamento seja feito pelo celular. Basta o contribuinte entrar no aplicativo da instituição financeira, escolher a função PIX, fotografar o código e confirmar o pagamento junto ao banco.
A opção também pode ser utilizada para que o empresário que renegociou débitos do Simples Nacional faça a quitação das parcelas. As melhorias foram implantadas pelo Serviço Federal de Processamento de Dados, o Serpro.
De acordo com a Receita Federal, o Brasil possui cinco milhões de pequenas e microempresas e onze milhões de MEIs, que estão inscritos no Simples Nacional. Criado em 2006, o regime unifica em uma única guia sete tributos federais.
Também estão incluídos o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços, o ICMS, que é administrado pelos estados, e o Imposto Sobre Serviços, o ISS, cobrado pelos municípios.,
Foto: Reprodução