A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe entrou na terceira semana de cobertura com reforço de professores e estudantes do curso técnico de Enfermagem das Escolas Técnicas Estaduais em diversas regiões do estado de São Paulo. O esforço é para evitar o aumento de doenças respiratórias e sobrecarga do sistema de saúde, explica a coordenadora dos cursos de enfermagem das Escolas Técnicas, Tereza Cristina.
“Todos os alunos estão dispostos a trabalhar na vacinação toda vez que são solicitados pelos municípios. Eles atuam direta ou indiretamente, para que, juntos, possamos enfrentar a crise que assola o país e o estado de São Paulo.”
Em Matão, por exemplo, os estudantes imunizaram cerca de mil pessoas na primeira semana de vacinação. No Hospital Carlos Fernando Malzoni, a equipe da Escola Técnica Estadual trabalhou em três turnos para garantir a vacinação de mais de 850 funcionários e pacientes idosos que utilizam o centro de hemodiálise do local.
Com sete educadores e 42 alunos da Escola Técnica Sylvio de Mattos Carvalho, o trabalho vai beneficiar mais de 60 residentes e colaboradores do Lar São Vicente de Paulo, localizado na cidade. A imunização também ocorre em domicílio para evitar a circulação de pessoas com mais de 60 anos, principal grupo de risco do coronavírus, causador da doença Covid-19.
A Escola Técnica Antonio de Pádua Cardoso, em Batatais, também na região central do estado, tem quatro alunas e uma professora atendendo no drive-thru de vacinação montado no Teatro Municipal Fausto Bellini Degani.
A Escola Técnica de Barueri, na região metropolitana de São Paulo, também enviou professores e estudantes para comandar o drive-thru de Imunização no Ginásio José Correa. Cada equipe da escola é formada por dez alunos, supervisionados por dois educadores.
Na região de Campinas, no interior do estado, três professores e 15 estudantes da Escola Técnica Professora Carmine Biagio Tundisi, em Atibaia, atendem no sistema drive-thru em diversos locais da cidade desde o início da vacinação, em 23 de março. O trabalho continua esta semana.
Na região de Sorocaba, a Escola Técnica de São Roque destacou três educadores e sete estudantes para atender no drive-thru instalado em frente ao Estádio Municipal Quintino de Lima. O serviço continua sendo prestado.
Desde o início da vacinação contra Influenza, 12 unidades do Centro Paula Souza participam da imunização. Até o momento, foram requisitadas como polos de imunização escolas técnicas situadas nos municípios de Bauru, na zona sul da capital paulista (Etec Irmã Agostina), Cubatão, Franca (Etec Doutor Júlio Cardoso), Jales, Matão, Mogi Mirim, Santa Rosa de Viterbo, Taboão da Serra e Taquarituba. As Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) Araçatuba e São Paulo (da Capital) também participam. A coordenadora dos Cursos de Enfermagem, Tereza Cristina da Silva, fala sobre a parceria.
“Essas solicitações vêm, sempre, por meio da prefeitura de cada município. Normalmente a prefeitura está com a Secretaria da Saúde do município e Vigilância Epidemiológica, aí solicitam apoio, seja com o espaço físico das escolas ou por alunos da área da saúde, como o curso de técnico em enfermagem.”
Os horários de vacinação variam de acordo com as orientações dos órgãos municipais. Para mais informações sobre a campanha nacional de vacinação contra a gripe, acesse: saude.gov.br/vacinabrasil.