Atenção se você é um dos 5 milhões de estudantes inscritos para prestar o Exame Nacional do Ensino Médio. As provas vão ser realizadas em novo horário em 16 estados do país. Isso porque o horário de verão não vigora esse ano! Portanto, nos estados do Norte e do Nordeste, as provas do Enem 2019 começarão em horário diferente do ano passado.
Para ficar mais claro: a aplicação do exame é definida pelo horário de Brasilia. Estão no fuso do Distrito Federal os estados de Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Amapá, Pará e Tocantins, além dos nove estados do Nordeste do país.
Nesses locais os portões vão fechar às 13h. Nos estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia e Rorâima, os portões fecharão as 12h. No Acre, os estudantes poderão entrar nos locais de prova até às 11h.
Já os estudantes do Amazonas precisam redobrar a atenção. Na maior parte do estado, os portões fecharão ao meio dia, mas 13 municípios seguirão o horário do Acre e os estudantes terão que chegar até às 1 h. É o caso, por exemplo, de Guajará e Itamarati.
Vale lembrar que os estudantes que chegam ao local de provas depois do fechamento dos portões são impedidos de entrar e, portanto, ficam impossibilitados de fazer a prova. O Enem será realizado neste e no próximo domingo, dias 3 e 10 de novembro.