Bom motorista poderá ter desconto no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no Estado de SP. Pelo menos é o que diz um Projeto de Lei aprovado na Assembleia Legislativa.
A ideia é que, a cada ano sem levar multas, ele tenha um abono de 5% no valor do imposto. Limitado a um máximo de 15%. A explicação é que seria uma medida educativa, parecida com as que existem em outros estados, como Pará e Rio Grande do Sul. Com o objetivo de premiar quem dirige com responsabilidade e respeita as leis de trânsito.
O texto diz, por exemplo, que quase meio milhão de pessoas morrem ou ficam com sequelas graves, todos os anos, por conta de acidentes, no País. Apesar de o desconto no IPVA para o bom motorista reduzir a arrecadação, quem é a favor do Projeto tem a expectativa de que o trânsito mais seguro também gere economia aos cofres públicos.
Já que as despesas com as vítimas e com o atendimento na rede de saúde devem cair. O texto, agora, precisa ser sancionado pelo governador João Doria.