Ferroviária vence Corinthians e fica com título do brasileirão

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

30/09/2019

A Ferroviária é bicampeã brasileira de futebol feminino. A equipe de Araraquara conquistou o título brasileiro ao bater o Corinthians, após empate sem gols no tempo normal, nos pênaltis por 4 a 2. Nas quartas de final e na semifinal, a Ferroviária também avançou na disputa de pênaltis.

A heroína do título foi a goleira Luciana, que fez pelo menos cinco defesas na partida e defendeu o pênalti de Tamires, lateral da seleção. Ingryd perdeu o outro pelo Corinthians.

A Ferroviária já havia vencido o Brasileiro em 2014. Das sete edições disputadas, seis foram vencidas por clubes do Estado de São Paulo. Centro Olímpico (2013), Ferroviária (2014 e 2019), Rio Preto (2015), Santos (2017) e Corinthians (2018) foram os clubes que levantaram o troféu. Apenas o Flamengo/Marinha-RJ, em 2016, quebrou a hegemonia paulista.

Na primeira partida da final do Brasileirão, realizada no dia 22 de setembro, em Araraquara, os times ficaram no empate por 1 a 1.

Campanha do título
Na primeira fase, a equipe comanda por Tatiele Silveira terminou na sétima colocação, a penúltima vaga na classificação para a segunda fase. Nas quartas de final, eliminou o Santos, nas penalidades.

Na etapa seguinte, de novo uma vaga decidia nos pênaltis. Contra o Kindermann, a Ferroviária conseguiu a tão sonhada vaga na final. No Brasileiro Feminino A1 são sete vitórias, nove empates e cinco derrotas. O time balançou a rede 27 vezes e sofreu 14 gols.

Confronto
Corinthians e Ferroviária se enfrentam pela quarta vez consecutiva em um intervalo de pouco mais de 10 dias. Nas semifinais do Campeonato Paulista, disputadas nos dias 18 e 25 de setembro, o Corinthians levou a melhor ao vencer por goleadas de 4 a 0 no primeiro jogo, e, 5 a 1 no segundo.

Final paulista
As finais do Campeonato Paulista Feminino, entre Corinthians e São Paulo, serão disputadas no Morumbi e na Arena Corinthians. O primeiro jogo acontece no estádio Tricolor, dia 2 de novembro, às 11h (de Brasília), enquanto a partida de volta será disputada em Itaquera, no dia 16 de novembro, também às 11h.

O Corinthians pressionou a Ferroviária desde o início de jogo e antes dos cinco minutos já tinha acertado com Pardal. Giovana Crivelari e Milene tiveram a chance de abrir o marcador para o Corinthians aos 22, mas pararam duas vezes em Luciana. O lance acendeu o time e o Corinthians começou a chegar com perigo ao gol da Ferrinha.

A Ferroviária, porém, não deixava por menos e respondeu no contra-ataque. Aline Milene invadiu a área e Lelê defendeu com os pés. Corinthians fazia um jogo mais propositivo, mas não conseguiu transformar as oportunidades criadas em gol na etapa inicial. Enquanto a Ferroviária se propôs a jogar no erro do Corinthians;

O Corinthians, assim como na primeira etapa, buscava o gol. A equipe, porém, esbarrava na falta de pontaria e na forte marcação da Ferroviária. O Corinthians criou uma série de chances. Aos 23 minutos. Tamires invadiu a área pela esquerda, mas na hora de conslusão bateu na rede pelo lado de fora. Um minutos depois, foi a vez de Millene perdeu chance incrível após lançamento de Tamires.

Luciana seguia salvando a Ferroviária. Aos 36, parou novamente chance de Millene, assim como aos 49. O Corinthians ainda tentou, mas o título foi definido nos pênaltis.