O tenista, Zack Miron Mendes da Silva, de 13 anos, foi campeão Sulamericano no último final de semana em competição realizada pela Confederação Sulamericana de Tênis (Cosat) em Guayaquil, no Equador.
A vitória é a mais expressiva até o momento do jovem francano que já coleciona inúmeros títulos regionais, estaduais e nacionais. O título da categoria até 14 anos foi conquistado na disputa entre os melhores atletas da modalidade sendo um total de 48 participantes.
Zack é uma das grandes promessas do esporte e atualmente aparece entre os 10 melhores do ranking. Em entrevista pela Rádio Imperador e portal Pop Mundi, ele disse que “foi o meu primeiro título internacional e o mais importante que conquistei. Eu joguei vários torneios, nunca tinha passado para a final e conquistar o título foi muito gratificante”.
A decisão aconteceu contra um tenista colombiano, Zack lembrou que além do alto nível teve dificuldades durante a competição. “A maior dificuldade foi acostumar com piso da quadra que era diferente e com o clima. Também tinha vários jogadores canhotos lá e tive dificuldade para acostumar com as bolas deles” explicou.
Apesar da pouca idade, a trajetória é de um tenista vencedor. Tudo começou aos 4 anos como uma brincadeira, ele se lembra que chegou a deixar a modalidade de lado um pouco e até se arriscou no futebol, mas o foco sempre foi o tênis.
“Eu treinava em casa, acabei gostando do esporte, depois de dois anos eu comecei a treinar seriamente, todo dia e estou aqui” acrescentou.
E a rotina é pesada, os treinos em média são de 6h por dia, e o garoto ainda associa os estudos e tem a rotina de viagens para as disputas dos torneios. O esforço é em busca de um sonho que ele está determinado a alcançar.
“O meu objetivo é obter experiência com tênis e tentar tornar um profissional um dia” concluiu.
Chegar ao topo numa competição internacional é motivo de alegria para toda a família, mas o desafio também é uma tarefa para todos. Márcio Mendes, pai de Zack, explicou que o resultado é uma soma de muito trabalho e investimento. “Vem coroar um trabalho de 4 ou 5 anos de investimento numa estrutura de rendimento do tênis que em Franca, então os resultados estão aparecendo”
Ele lembra que diferente de outras modalidades, o tênis tem as suas características especificas entre elas, a exigência muito grande do atleta.
“Para você se destacar profissionalmente você tem que ser um atleta de nível mundial, não basta ser estadual ou nacional, você não consegue fazer uma carreira profissional assim e esse é o grande desafio” acrescentou.
Zack foi um dos três atletas escolhidos para representar a Seleção Brasileira, um feito que vem como reconhecimento do trabalho feito em Franca.
Márcio também não esconde a alegria de ver as conquistas do filho e diz “ser tenista de alta performance exige muito, do jogador, da família, a gente se entrega de corpo e alma ao processo. Eles viajam, a mãe sofre, então é difícil lidar, é um esforço que vem premiado com esse título internacional” concluiu.
Ouça a entrevista: