A volta da venda de bebidas alcóolicas em estádios está em pauta na Assembleia Legislativa de São Paulo. Na última quarta-feira (15) o tema foi aprovado na Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários e deve seguir para mais duas comissões antes de ser levado ao plenário para a votação.
Os clubes de futebol, principalmente do interior, pressionam os deputados para que a proposta seja aprovada. A justificativa é de que após a proibição determinada pela Lei Estadual 9470/96 houve queda no público em estádios, o que afetou diretamente na arrecadação dos clubes.
Os chamados "pequenos" sofrem ainda mais porque não contam com os repasses de verbas como os times de maior expressão. Além do apoio das empresas, o torcedor acaba se tornando o maior patrocinador dos clubes.
O presidente da Associação Atlética Francana, Anderson Silva, vai além e diz que "o grande mote desse movimento é não cercear o direito do cidadão de fazer o que ele quer. Você proibir o cidadão de tomar uma cerveja no estádio é o Estado interferindo na vida do cidadão".
A proposta é de autoria do deputado, Itamar Borges (MDB) que alega que "a venda de bebida alcóolica nos estádios estimula a presença do torcedor, aumenta a arrecadação de tributos pelo estado, aumenta geração de empregos e não guarda relação com aumento da violência".
Entre as regras sugeridas estão, a comercialização será feita uma hora e meia antes do início da partida e encerrada 60 minutos após o término e a venda será feita em copos descartáveis.
Em Franca, por exemplo, dois representantes terão direito a voto sendo, Roberto Engler (PSB) e Graciela Ambrósio (PR).
"Fica aqui nosso apelo para que todos os torcedores e eleitores entrem em contato com a base, com os seus deputados estaduais. Está nas mãos deles, então se votar positivo volta a bebida e se não votar positivo aí fica em definitivamente proibida a cerveja no estádio" acrescentou Anderson Silva.
Ouça a entrevista:
A polêmica gera diversas opiniões e a grande quantidade de leis sobre o tema complica ainda mais a situação. Em 2014, por exemplo, a Lei Geral da Copa, que definiu as regras para Copa das Confederações em 2013 e da Copa do Mundo permitiu a venda de cerveja nos estádios durante os torneios sendo, inclusive, patrocinados por uma das empresas do segmento.
As divergências em relação ao assunto dão brechas de que cada estado decida a respeito do tema. Na Bahia, Santa Catarina e Rio de Janeiro a venda de cerveja nos estádios é liberada.