Começa um novo ano para o futebol feminino no Internacional de Franca com uma temporada especial. Após 97 anos investindo nas categorias de base, o Internacional resolveu dar um passo a mais na concretização do sonho de investir na modalidade profissional e anuncia a participação da equipe principal de futebol feminino aos gramados.
Neste sábado (30) às 10h da manhã, o clube oficializa a data do Futebol Feminino do Internacional. Um marco histórico para o clube e para a modalidade, que deve ser comemorado todos os anos como o renascimento e o compromisso assumido com as mulheres representantes do futebol nos gramados de Franca.
A continuidade do projeto visa o crescimento e investimento na base com o objetivo de um plano a longo prazo que não culmina apenas na formação de atletas, mas sim no futuro das jogadoras e na busca por um espaço no cenário feminino de mais uma equipe grande que disputará as principais competições na temporada.
Em parceria com a prefeitura de Franca, a Feac e a Secretaria de esportes, cultura e artes, o time será comandado pela técnica Sílvia Roncari. A parceria com a prefeitura de Franca tem duração de um ano, com possibilidade de renovação. Os treinamentos e preparação da equipe acontecem no Clube do Internacional o time mandará seus jogos no estádio do Lanchão em Franca.
A estreia das meninas será neste domingo (31) diante do São Paulo, às 15h, em Cotia. Em entrevista pela Rádio Imperador e portal Pop Mundi, Silvia Roncari, destacou sobre as metas e expectativas para o ano.
Ouça a entrevista:
Paulistão Feminino
O Campeonato Paulista Feminino começará no dia 30 de março e terá extensão até 6 de outubro. 14 equipes estarão na disputa do torneio e entre elas as estreantes na categoria. São Paulo, Palmeiras voltam a abrilhantar o campeonato além do estreante o Internacional de Franca.
A FPF divulgou que as equipes serão divididas em dois grupos com sete times em cada. Palmeiras e São Paulo estarão no grupo 1, enquanto os finalistas do ano passado, Corinthians e Santos estarão no grupo 2. Nesta primeira fase, são jogos entre as equipes do próprio grupo, ida e volta, totalizando 12 partidas. Está programado para iniciar em 30 de março e concluir o primeiro estágio em 23 de junho.
As quatro melhores equipes de cada grupo avançam. Os oito times serão divididos novamente em dois grupos. Mais uma vez terá turno e returno. Essa fase acontece entre 4 de agosto e 8 de setembro. Os dois melhores de cada grupo se classificam para semifinais em mata-mata.
Caso persista o empate, a vaga na final será por pênaltis. É permitido inscrever um número ilimitado de atletas. Contudo, há uma restrição de cinco estrangeiras por partida. Assim como só pode ter cinco atletas abaixo dos 18 anos. O número de substituições do time é de seis jogadoras durante o jogo. Mas deve ser realizado em até três paralisações.