O Palmeiras visitou o Flamengo no Maracanã, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro, na noite deste sábado (27), e levou um ponto para casa após empatar por 1 a 1, saindo na frente do marcador, com gol de Dudu, aos quatro minutos do segundo tempo, e sofrendo o gol de empate aos 34, por Marlos Moreno.
Na tabela, o Alviverde foi a 63 pontos, e segue com a vantagem de quatro pontos para o vice-líder Flamengo. Restam sete rodadas para o fim do campeonato, e os adversários do Verdão nesta reta final são os seguintes: Santos (em casa), Atlético-MG (fora de casa), Fluminense (em casa), Paraná (fora de casa), América-MG (em casa), Vasco (fora de casa),
Com o resultado obtido diante do time Rubro-Negro, o Maior Campeão do Brasil chegou a 16 jogos invictos e superou a série sem derrota de 2016, ano em que conquistou o Brasileirão pela nona vez e ficou por 15 jogos sem ser batido na campanha vitoriosa.
Antes disso, a última vez em que o clube ficou por tantas vezes sem ser derrotado no Nacional foi em 1997, quando, sob o comando do próprio Felipão, o time permaneceu por 18 partidas sem saber o que é perder.
A série invicta atual contempla 12 vitórias (Paraná, Vasco da Gama, Vitória, Botafogo, Chapecoense, Atlético-PR, Corinthians, Sport, Cruzeiro, São Paulo, Grêmio e Ceará) e quatro empates (América-MG, Internacional, Bahia e Flamengo).
Quando entrou em campo no Macaranã para enfrentar o Flamengo, o Verdão contabilizava 199 gols marcados no local. Com o gol de Dudu, o Alviverde chegou ao tento de número 200 no histórico palco do futebol mundial. O retrospecto recente do time no Maracanã, aliás, é favorável ao Alviverde: nos últimos sete jogos, são quatro vitórias, um empate e apenas duas derrotas, com 10 gols marcados contra seis sofridos.
O gol marcado sobre o Flamengo, aliás, quebrou um tabu positivo que o time carioca ostentava: a equipe não sofria gol há dez jogos. Sob o comando de Dorival Junior, o tento palestrino foi o primeiro a vazar a defesa do Rubro-Negro.
Ainda no campo coletivo, o Verdão ampliou uma série invicta contra o rival rubro-negro, de oito para nove partidas: foram quatro vitórias e cinco empates. O último revés aconteceu em maio de 2014, pelo Brasileirão, no Maracanã.
Individualmente, alguns jogadores tiveram destaque – especialmente Dudu. O gol do jogador fez com que o camisa 7 aumentasse um recorde que já pertence a si mesmo: agora com 53 gols desde que chegou ao clube, em 2015, o atleta anotou 30 desses tentos apenas pelo Brasileirão, o que torna do atacante o maior artilheiro palmeirense do torneio nacional na era dos pontos corridos (ou seja: a partir 2003). Além disso, Dudu está a apenas um gol de igualar Vágner Love e se tornar o maior artilheiro palmeirense do Século XXI.
E não são só os gols. Dudu também é o maior garçom do grupo palmeirense na temporada. Ele já deixou seus companheiros cara a cara com o goleiro para marcar por 15 vezes (considerando todas as competições). Apenas pelo Brasileiro, o Baixinho é o número um no quesito, isolado, com dez assistências, seguido de De Arrascaeta (Cruzeiro), Éverton (São Paulo) e Ricardo Oliveira (Atlético-MG), todos com seis passes no certame.
Hyoran é outro jogador que merece destaque. Ele continua com uma série invicta incrível: agora chegou à marca de 26 partidas consecutivas sem saber o que é perder – foram 20 vitórias e seis empates. Neste período, o jogador ainda marcou seis gols.
Agenda
O Palmeiras volta a campo na próxima quarta-feira (31), pela Libertadores, e recebe o Boca Juniors no Allianz Parque com o objetivo de reverter o placar adverso de 2 a 0 no jogo de ida, para, no mínimo, levar a partida para os pênaltis e avançar à decisão do Continental. Pelo Brasileirão, o próximo compromisso do Alviverde será diante do Santos, também no Allianz Parque, no próximo dia 03/11, às 19h, pela 32ª rodada.