A Diocese de Franca (SP) através do bispo Dom Paulo Roberto Beloto emitiu comunicado com uma série de recomendações e mudou ritos das missas em função do risco de transmissão do vírus H1N1.
Na carta a igreja católica pede que “seja evitado o gesto de darem-se as mãos durante a oração do Pai Nosso”, além da saudação da paz, passando diretamente para o “Cordeiro de Deus”.
Ainda segundo a Diocese, a Sagrada Comunhão deve ser recebida preferencialmente nas mãos. As medidas passam a valer a partir desta sexta-feira (20) em todas as igrejas.
Apesar das orientações e mudanças, o comunicado informa que não há motivos para pânico e que o objetivo é apenas colaborar com as autoridades sanitárias na prevenção da doença. (Veja a carta abaixo)
Hoje, o diretor da Vigilância Sanitária, Nelson Elias Salomão, confirmou a quinta morte pelo vírus H1N1, no município. A vítima trata-se de um idoso, de 86 anos, morador na vizinha cidade de Restinga (SP).
De acordo com a Secretaria de Saúde, 65% do público alvo foi vacinado, mas o índice ficou longe da meta de 98% estipulado pelo Ministério da Saúde. As doses continuam sendo aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).