Terminou no último final de semana, a quarta edição do Torneio de Basquete de Franca (SP). A competição reuniu em Franca, mais de 400 garotos com idades entre 12 e 15 anos, que disputaram 61 jogos das categorias Sub-13 e Sub-15.
As finais aconteceram no Ginásio do SESI e reuniram três times francanos e uma equipe de Santos. Na decisão da categoria Sub-13 série ouro, Chuí Esportes e Instituto ASPA chegaram a final invictos. Em quadra muita pressão nas arquibancadas e cadeiras que estavam lotadas.
O jogo foi equilibrado e decidido nos 16 segundos finais, após uma infiltração com cesta e falta em cima do armador Felipe Paludeto, do Chuí. Os três pontos colocaram os garotos Chuí Esportes na frente por um ponto. O Instituto ASPA ainda teve chance de fazer a bola da vitória, mas não conseguiu. Final de duelo, Chuí Esportes 59 x 58 Instituto ASPA. Felipe Pauldeto do Chui foi o cestinha com 16 pontos, na ASPA, Victor anotou 12. “Depois do vice campeonato no ano passado, conseguimos formar uma ótima equipe e buscar este título inédito e importante para os meninos”, disse Marco Aurélio Chuí, técnico.
“Foi um campeonato de alto nível, com times do Brasil e inteiro e conseguimos jogar de igual para igual com todos. Já a final foi parelha, muito bem disputada e perdemos na última bola, mas valeu a pena para todos, disse Anselmo Richinho, técnico da ASPA.
Ainda no sub-13 série ouro, o Minas Tênis venceu o Fluminense por 73 a 38 e faturou o bronze, com 16 pontos do atleta Matheus Santos, do Fluminense. Pedro do Minas também se destacou com 12.
Na disputa de quinto e sexto lugares, o Inter de Santos venceu o Thalia Curitiba por 73 a 33 e garantiu a quinta posição na série ouro. Destaques para os atletas João Victor do Thalia anotou 8 pontos e para o cestinha da partida, Matheus do Inter que marcou 17 pontos.
Já na série prata Sub-13, o título ficou com AMAB Mauá, que na decisão bateu o Ginástico por 63 a 41.
Na disputa do terceira lugar da prata, o Paulistano venceu o Luso de Bauru por 47 a 36. Arthur do Luso anotou 11 pontos. Enzo do Paulistano fez 10 pontos.
Ainda na série prata, Flamengo A e Flamengo B ficaram com a quinta e sexta posições respectivamente.
Lances Livres decidem final do Sub-15
Uma final marcada por alternâncias no placar, defesas bem arrumadas e belos lances de contra-ataques. SESI Franca Basquete e Inter Santos fizeram um jogo digno de “gente grande”, na decisão da categoria Sub-15 série ouro.
As torcidas deram um show a parte e ficaram lado a lado, pais e familiares dos atletas. Dentro de quadra, o SESI começou melhor se destacando com as infiltrações do ala/pivô Cauã.
Santos não ficou atrás, logo acertou a defesa, empatou e virou o jogo já no segundo quarto. O ritmo se manteve e os santistas chegaram a abrir 12 pontos de vantagem. Nos últimos 10 minutos, o SESI foi para o tudo ou nada e tirou a diferença ponto a ponto. Faltando 50 segundos para terminar, o Inter tinha cinco pontos de vantagem. Kauã do SESI acertou uma bola de três pontos diminuindo a diferença.
Na sequencia, Santos ainda perdeu o ataque e SESI conseguiu sofrer falta. Nos lances livres a diferença caiu para um ponto. Após novos erros, faltando 15 segundos, o jogo estava empatado em 75 a 75 e quando tudo caminhava para a prorrogação, Vitor acertou dois lances livres para Santos, 77 a 75. Com oito segundos no cronômetro, o SESI errou o arremesso e Santos garantiu o título inédito. Com 25 pontos, Kilian foi o cestinha da partida com 25 pontos e Lucas Ornelas anotou 23, ambos para o Inter Santos. Pelo lado do SESI Franca Basquete, Kauã marcou 22 e Kallel 19.
Na decisão do terceiro lugar série ouro, duelo mineiro. O Minas Tênis venceu o Ginástico por 62 a 46 e garantiu o bronze.
Já na série prata Sub-15, o título ficou com o Fluminense que não teve dificuldades para bater o SESI Franca Basquete 14, por 84 a 49. Emanuel anotou 20 pontos para o tricolor carioca.
Na briga pela terceira posição, o Olympico de Belo Horizonte venceu o Chuí Esportes por 65 a 59, levando o bronze para Minas Gerais.
Fechando a séria prata Sub-15, as duas equipes AMAB Mauá a quinta posição, com o os garotos SUB-15 vencendo o Sub-14 por 74 a 52.
Seleções dos campeonatos
Durante o 4° Torneio de Basquete de Franca, todos os técnicos escolheream os melhores atletas e treinadores da competição. Conheça os escolhicos:
Sub-13
Armador: Antônio - Fluminense
Ala/armador: Felipe Barbosa - Chuí Esportes
Ala: João Marcelo – Instituto ASPA
Ala/pivô: João Pedro – Inter de Santos
Pivô: Elias – Instituto ASPA
Técnico: Ricardinho – Fluminense
Sub-15
Armador: Mateus - Fluminense
Ala/armador: Pedro – Minas Tênis Clube
Ala: Kilian – Inter de Santos
Ala/pivô: Mateus – Minas Tênis Clube
Pivô: Felipe – SESI Franca Basquete
Técnico: Fernando – Minas Tênis
Fotos: Palavra Fácil Comunicação