Uma geração de ouro, talentosa e recheada de craques atuando nos maiores clubes do futebol. Tudo isso faz essa Bélgica ser considerada por muitos a melhor da história do país e que chegou à Copa da Rússia com a missão de fazer uma grande campanha e fez!
Os belgas não possuem a obrigação de vencer o Mundial, mas a qualidade de seus jogadores credencia a equipe para brigar pelo título. A seleção europeia começou sua caminhada na Copa no grupo G, ao lado de Inglaterra, Panamá e Tunísia e não tiveram dificuldades para garantir a classificação.
Na fase de grupos, a Bélgica venceu o Panamá por 3 a 0 na estreia. Depois foram mais duas vitórias, contra Tunísia (5 a 2) e diante da forte Inglaterra, por 1 a 0. Foram 9 gols marcados e apenas dois sofridos.
Nas oitavas de final, mais a vaga veio com uma virada espetacular diante do Japão. Após estar perdendo por 2 a 0, os belgas encontraram soluções táticas e força de reação e venceram por 3 a 2, com gol que veio no último lance da partida.
O selecionado dos craques Kevin De Bruyne, Eden Hazard e Romelu Lukaku estavam nas quartas de final e tinham pela frente o Brasil que havia sofrido apenas um gol em toda a Copa.
Com um primeiro tempo perfeito, a seleção do técnico espanhol Roberto Martínez fez 2 a 0 e souberam suportar a pressão brasileira e chegaram às semifinais com a vitória por 2 a 1.
Nesta terça-feira (10), a Bélgica vai encarar a jovem seleção da França, apontada por muitos como uma das favoritas ao título e alguém duvida que os “Diabos Vermelhos” possam surpreender e pela primeira vez na história chegar a uma final de Copa do Mundo?
Feito histórico
Com a segurança do goleiro Courtois e do zagueiro Kompany, a velocidade e técnica De Bruyne, Hazard e Lukaku, essa geração já se igualou a melhor campanha do país em um Mundial, quando em 1986, no México, tiveram uma vitória, um empate e uma derrota na primeira fase, e nas oitavas passaram pela União Soviética por 4 a 3, em jogo decidido apenas no tempo extra. A adversária das quartas foi a Espanha. Após empate por 1 a 1, a partida foi para a prorrogação. Nas penalidades, vitória dos belgas por 5 a 4, e vaga nas semifinais garantida.
Os belgas, entretanto, não foram páreos para a Argentina de Maradona, que seria campeã daquela edição. Os hermanos venceram por 2 a 0, com dois gols do camisa 10. Na decisão do terceiro lugar, derrota por 4 a 2 para a França.
Atuais terceiros colocados no ranking da Fifa e com jogadores que atuam no principais centros da Europa, os belgas querem aogra o título. É aguardar para ver o que a geração de ouro será capaz de fazer.
Bélgica e França se enfrentam às 15h. A outra semifinal será na quarta-feira (11), entre Inglaterra e Croácia, também às 15h.