Os números relacionados às doenças sexualmente transmissíveis têm preocupado autoridades, em Franca (SP). Especialmente os novos casos de pessoas contaminadas com vírus HIV todos os meses.
De acordo com João Doná, psicólogo do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), o munícipio tem registrado em média de quatro a oito novas pessoas com Aids todos os meses. “Sempre é um número preocupante. A gente realiza as ações de prevenção, mas nem sempre consegue atingir, mas estamos trabalhando cada vez mais para que essas estatísticas diminuam cada vez mais”, explicou o psicólogo.
Ainda segundo Doná, o CTA atende qualquer pessoa a partir dos 12 anos de idade que queiram realizar o teste para o diagnóstico do HIV. Com idade inferior, a pessoa deve ser acompanhada de um responsável com documentos.
Segundo os últimos dados o ambulatório DST/Aids, aproximadamente 1,4 mil pessoas são atendidas. “É importante ressaltar que independente das campanhas, nós temos as equipes que realizam as ações de prevenção ao longo de todo o ano. É preciso que a população tenha consciência e faça a reflexão de usar o preservativo”, disse João Doná, em entrevista ao repórter Renato Valim, pela Rádio Imperador e Pop Mundi.
A pessoa que desejar fazer o teste do HIV deve se dirigir ao CTA que está localizado na rua General Osório, 1417, Centro. O atendimento é diário, das 7h às 16h e mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 3724-3929.
Dia dos Namorados
Visando os trabalhos contra as doenças sexualmente transmissíveis, o grupo de profissionais do CTA realiza nesta sexta-feira (8), no Franca Shopping, a distribução de panfletos e preservativos. “Queremos chamar a atenção da população para que vá fazer os testes e possa conhecer os serviços e receber orientações das doenças sexualmente transmissíveis”, ressaltou o psicólogo.
Exposição fotográfica
Simultaneamente, tem ocorrido uma exposição fotográfica itinerante na cidade. A mostra é composta por 35 fotos de mulheres de todo o país e que são portadoras do HIV. “São mulheres que tiveram suas vidas transformadas, mas que também contam suas histórias de superação”, disse Doná.
A exposição segue até sexta, na Universidade de Franca (Unifran). Em seguida, estará à disposição do público de 11 a 16 de junho, no Shopping do Calçado e segue para o Franca Shopping, onde a população poderá acompanhar o trabalho de 18 a 24 do mesmo mês.
Além dessas ações, o CTA também participa da campanha “Teste Rápido – HIV”, quando a população conhece o resultado em até 15 minutos e acontece no segundo semestre.
Outra mobilização será realizada em 1º de dezembro, quando acontece o Dia Mundial de Luta Contra a Aids.