A Secretaria de Estado da Cultura confirmou que a 12ª edição da Virada Cultural Paulista foi adiada para novembro em Franca (SP).
O evento que é um dos mais aguardados pela população geralmente acontecia entre maio e junho, a decisão também afeta outras cidades do Estado. A informação foi transmitida ao repórter Samuel Cintra pela Rádio Imperador e o portal Pop Mundi pelo secretário, Romildo Campello.
“Isso foi uma decisão para que nós pudéssemos ter uma possibilidade de conversar mais proximamente com os municípios e os produtores culturais” explicou Campello.
A queda de público nos últimos anos é um dos motivos que levou a organização a repensar o modelo de realização do festival. De acordo com os dados, no ano passado as apresentações aconteceram em 22 cidades reunindo cerca de 825 mil pessoas, público 112 mil a menos que em 2016.
“Estava na hora de fazer uma reflexão para fortalecer aquilo que funciona na virada, corrigir alguns pontos que precisam ser revistos, e repensar juntos as características que ela precisa ter para os municípios do interior do Estado” acrescentou.
A expectativa é que com a mudança de data o tempo seja suficiente para as adequações. Os dias e horários não foram definidos, novos encontros serão realizados com os envolvidos para o planejamento do evento.
No ano passado, Franca registrou público de 61.073 pessoas durante os shows de Alcione, Kleiton e Kledir, Projota e Curumin. As apresentações aconteceram nos dias 13 e 14 de maio.
“Fazer essa mudança de data é fundamental para fazer essa reflexão e esse aprimoramento para que Franca e outros municípios tenham uma virada cultural revitalizada” concluiu o secretário.
Ouça a entrevista:
Neste ano ainda de acordo com a Secretaria Estadual da Cultura, além das 22 cidades que tradicionalmente realizam o evento, também serão incluídos outros municípios no oeste paulista, região de São José do Rio Preto e Araçatuba, litoral sul e norte e grande São Paulo