Franca confirma mais uma morte por H1N1 e alerta para a vacinação

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

05/06/2018

Mais um caso de morte pelo vírus da gripe H1N1 foi confirmado na manhã desta terça-feira (5), em Franca (SP). A informação é do secretário de Saúde, Rodolfo Morais que ainda ressaltou que essa é a segunda vítima da doença no município.

Trata-se de uma mulher de 48 anos que faleceu no mês de maio, mas o resultado do exame realizado no Instituto Adolfo Lutz, que confirmou a morte causada por H1N1, só foi entregue aos responsáveis ontem (4).

“O que nos chama a atenção desse caso é que o primeiro de um munícipe que contraiu e desenvolveu a doença aqui. Então isso nos chama para a necessidade da vacinação que tem tido uma adesão baixa em todo o Brasil”, disse o secretário.

O outro caso registrado de morte foi de um idoso de Morro Agudo (SP), mas que estava internado em Franca. Neste ano, a cidade registrou 49 casos suspeitos e cinco confirmados.

Rodolfo Morais ainda lembrou que a campanha de vacinação contra a gripe teve o prazo ampliado até o 15 junho e até o momento, menos de 60% das pessoas que fazem parte do público-alvo, foram imunizadas. “A orientação é no sentido de aderência à campanha. As pessoas tem que procurar as UBSs para receber a imunização que é a forma mais eficaz e segura. No ano passado também houve óbitos, mas a adesão foi melhor”, explicou.

Em Franca, a Secretaria de Saúde espera atingir a meta de 2017, quando foram aplicadas 70 mil doses da vacina. “Não existe nenhum estado de alerta ou epidemia no nosso município e as unidades básicas estão funcionando inclusive em horário estendido, das 10h às 18h”, ouça abaixo a entrevista ao repórter Thiago Garcia, pela Rádio Imperador e Pop Mundi.