O lavrador Luciano Santos da Silva, 43, morador na Vila Imperador, procurou a reportagem do portal Pop Mundi, para denunciar funcionárias do Pronto socorro “Dr Álvaro Azzuz” por negligência médica.Luciano contou que procurou atendimento médico no último final de semana, porque está com um furúnculo na barriga. Após passar por atendimento, voltou para casa e, a mando do médico, segundo ele, espremeu o ferimento.
As consequências foram catastróficas, segundo Luciano. O furúnculo infeccionou e, ele não teve outra opção a não ser procurar atendimento novamente. No PS ele foi submetido há duas injeções, uma delas a benzetacil.O paciente chegou no local às 9h e saiu às 22h de sábado, rumo à Santa Casa. Segundo ele, o organismo teve uma reação alérgica e seu corpo ficou todo marcado. “Eu fui para a Santa Casa e disseram que aplicaram a benzetacil erroneamente, atingiu o nervo ciático”, disse.
Ainda de acordo com Luciano, ele perdeu o movimento do lado direito do corpo. “Quando cheguei em casa, tentei pegar um objeto e acabei caindo, não sinto mais a minha perna”, completou.
Ouça à entrevista ao repórter Marcos de Paula
Em nota, a Secretaria da Saúde de Franca (SP) disse que os procedimentos adotados para a aplicação das injeções, foram corretos; leia.
Com relação ao caso abaixo informamos:
Após ocorrência foi aberta a ficha de evento adverso para avaliação do procedimento realizado, a qual envolve o estudo do caso pela equipe de enfermagem e médica.
Na avaliação foi constatado que a aplicação ocorreu em local correto, onde não foi identificada nenhuma alteração que pudesse expor o paciente a risco.
O paciente apresenta hiperemia do abscesso na região abdominal e costas que não pode ser conferido a medicação.
Devido ao abscesso estar aberto, o paciente foi encaminhado a Santa Casa para avaliação da necessidade de iniciar com antibiótico-terapia.
Após ser administrada a medicação no PSR o paciente seguiu o protocolo que é de aguardar o tempo necessário para analise reação alérgica e foi liberado sem nenhuma apresentação visível de reação ou queixa, retornando posteriormente com queixa de dor.
Atenciosamente