Diversas celebrações serão realizadas ao longo do dia em virtude da Sexta-feira da Paixão, considerada uma das mais importantes datas da Igreja Católica. Em Franca, os fiéis participam das encenações e procissões que lembram a morte e ressurreição de Jesus Cristo.
O dia marcado também por jejum e abstinência de carne tem uma longa programação, conforme a Diocese. Na Catedral Nossa Senhora da Conceição (Matriz), haverá a partir das 9h a Via Sacra na Praça da Catedral e a tarde acontece a celebração da Paixão do Senhor.
Às 19h, a tradicional procissão do Senhor Morto será realizado o Sermão das Sete Palavras de Jesus Cristo na Cruz, proferido pelo bispo Dom Paulo Roberto Beloto que também lembrou a importância da data. “Hoje, Sexta-feira Santa, muitas paróquias celebram a Via Sacra, teremos a Celebração da Cruz e durante a realização nós costumamos receber a hóstia consagrada”, disse o religioso.
O padre Antônio Carlos, da Capela Santo Expedito, que pertence a Paróquia São Vicente de Paulo, participou na celebração de Lava- pés. "Um gesto muito significativo que é representado em João 13:1-17, que menciona Jesus realizando-o durante a Última Ceia e serve para lembrar que a nossa vida também é um serviço", explicou o bispo.
Ontem, a Igreja Católica também realizou a Missa do Crisma, com a participação de todos os membros da Diocese e durante a noite houve a Missa Vespertina da Ceia do Senhor, que marcou o início do Tríduo Pascal.
No sábado (31), apenas será realizada a Solene Vigília Pascal, às 20h e no domingo (1), às 6h acontece a Procissão do Senhor Ressuscitado e missas solenes nos seguintes horários: 7h, 9h, 10h30, 17h e 19h.