Nesta segunda-feira (5), o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) dará início à Caravana da Saúde pelo interior do Estado, com o propósito de envolver as comunidades locais na Campanha pelo Exame Obrigatório aos recém-formados em Medicina. A ação pretende colher assinaturas para o abaixo-assinado que será enviado ao Congresso Nacional.
A Caravana da Saúde será iniciada em Franca e terá uma tenda na Praça Nossa Senhora da Conceição, localizada Centro, das 10h às 16h. O evento contará com um grande posto de coleta de assinaturas, com materiais informativos e meios para facilitar a adesão da população à Campanha.
O objetivo é mobilizar médicos, autoridades, estudantes, formadores de opinião e a população em geral em torno da aprovação de uma Lei que torne obrigatório o Exame para recém-formados em Medicina. A prova ajuda a aprimorar o ensino médico e é fundamental para contribuir para a boa Medicina e, com isso, melhorar o atendimento aos pacientes. Além do abaixo-assinado, a campanha também conta com uma petição on-line, que pode ser acessada no www.exameobrigatorio.com.br.
"Estamos muito empolgados com a Campanha e iniciar esta importante ação, que é a Caravana da Saúde, pela cidade de Franca nos deixa muito alegres e otimistas. Tenho certeza que o evento será um sucesso", diz o presidente do Cremesp, Lavínio Nilton Camarim.
A importância dessa campanha foi destacada durante entrevista ao repórter Renato Valim pela Rádio Imperador e o portal Pop Mundi.
Ouça a entrevista:
Além de Franca, as caravanas regionais percorrerão as cidades de Santos, Guarujá, Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Bauru, Piracicaba e São José dos Campos, além da capital paulista para encerrar as atividades da ação especial.
Durante as caravanas, o presidente do Cremesp, Lavínio Nilton Camarim, diretores, conselheiros e delegados regionais irão apresentar e reforçar a proposta sobre a importância do exame.