Franca recebe nesta sexta-feira novo lote de remédios na DRS

Autor: Mirellem

Fonte:

23/02/2018

A situação grave enfrentada por pacientes que dependem de remédios na Fármacia de Medicamentos de Alto Custo do DRS (Departamento Regional de Saúde) parece estar longe de uma solução definitiva em Franca.

Ainda não há confirmação de quando os estoques serão totalmente repostos, mas enquanto isso, as denúncias e as frequentes queixas começaram a gerar os primeiros resultados. A previsão é de que nesta sexta-feira (23) um novo lote de medicamentos amenize parcialmente a falta dos itens para os pacientes.

A informação foi passada na noite desta terça-feira (21) pelo deputado estadual, Roberto Engler (PSDB), que encaminhou os pedidos para que medidas sejam tomadas em relação ao problema.

“São medicamentos especializados para diminuir o problema. Eu não sei quais os medicamentos vão chegar, eu tenho que aguardar amanhã, tomar conhecimento na nossa DRS para poder atualizar a informação e fazer a cobrança devida na coordenadoria” explicou o parlamentar.

Roberto Engler vai reunir a bancada do PSDB para cobrar uma solução do governo/ Foto: Reprodução

Engler ainda confirmou durante entrevista a Rádio Imperador e portal Pop Mundi que a Secretaria Estadual de Saúde ainda deve liberar R$ 1 milhão para compra de medicamentos obtidos por ações judiciais.

O deputado ainda informou que já solicitou uma audiência com a Coordenadoria de Assistência Farmacêutica da Secretaria Estadual da Saúde, para tratar do tema. Até o momento, a reunião não foi marcada.

“Faz 21 dias que eu pedi essa audiência, eu estou insistindo nessa audiência, eu preciso da resposta deles para responder a minha população” disse o político.

Ouça a entrevista

O problema não acontece somente em Franca, outras regiões também sofrem as consequências da falta de medicamentos.

“O paciente tem direito e, mais do que isso, necessita do remédio. Por isso, esperamos que o atendimento seja normalizado”, disse o parlamentar.

A farmácia de alto custo do DRS de Franca oferece regularmente medicamentos à população de Aramina, Buritizal, Cristais Paulista, Franca, Guará, Igarapava, Ipuã, Itirapuã, Ituverava, Jeriquara, Miguelópolis, Morro Agudo, Nuporanga, Orlândia, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Restinga, Ribeirão Corrente, Rifaina, Sales Oliveira, São Joaquim da Barra e São José da Bela Vista.

Nossa equipe entrou em contato com a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Saúde na noite desta terça-feira (21), mas devido ao horário foi informado que um novo contato deveria ser feito na manhã desta quarta-feira (22) para um posicionamento do órgão em relação ao problema.

São drogas recomendadas para pacientes com doenças crônicas ou para tratamentos com duração média e custos elevados.