O aumento de moradores de rua na cidade continua sendo um dos principais problemas para a administração municipal e motivo de muitas reclamações da população. Entre as queixas, ameaças, agressões e a mendicância, e a situação parece se agravar a cada dia na cidade.
A ocupação de espaços públicos por essas pessoas fez com que uma nova ação fosse realizada na última sexta-feira (16). As equipes técnicas da secretaria de Ação Social, fizeram o recolhimento de um caminhão de entulhos abandonados sob dois pontilhões da cidade. Um deles na Avenida Dr. Ismael Alonso y Alonso, sob o viaduto que interliga o Jardim Consolação ao Poliesportivo e outro embaixo do viaduto da rua General Telles, na Avenida Antônio Barbosa Filho.
O trabalho envolveu profissionais das secretarias de Ação Social e Serviços e Meio Ambiente, que forneceu o caminhão para o transporte e equipes para apanhar os objetos, em sua maioria de uso pessoal como colchões, toalhas, roupas, pedaços de móveis, entre outros materiais. Essas situações geralmente são causadas por moradores em situação de rua, que mesmo abordados com a oferta de opções adequadas de atendimento e até internação em clínicas terapêuticas para tratamento, recusam.
O trabalho bastante limitado nas últimas semanas, segundo observou o secretário de Ação Social, Vanderlei Tristão, deve continuar, porém, precedido de solicitações expressas para que os envolvidos não possam ser prejudicados. Todas as peças recolhidas em cada um dos locais foram separadas e identificadas, porém sem nomes de pessoas, pois nenhum responsável foi encontrado nos endereços mencionados.
Estes materiais ficarão armazenados num ambiente destinado pela Prefeitura, por determinando tempo e não havendo reclamações deverão ser incinerados.