A situação do pequeno Davi Miguel que está há quase três anos em tratamento nos Estados Unidos aguardando por um transplante de intestino pode se complicar nos próximos meses e aumentar ainda mais a angústia de familiares e amigos que aguardam pela recuperação do menino.
Os médicos que acompanham o garoto no Jackson Memorial Hospital, em Miami, informaram aos pais que o estado em que Davi se encontra não permite que ele passe por uma cirurgia complicada como a que necessita e diante dessa situação o paciente não está mais na lista de espera para o transplante.
“O Davi já veio para os Estados Unidos com poucas veias e artérias, e chegando aqui, ele acabou de perder as veias. Infelizmente isso impede ele de fazer o transplante, é um suicídio levar para uma mesa de cirurgia” explicou a mãe do menino, Dinea Gama.
A preocupação ficou ainda maior depois que a equipe recomendou que Davi retorne ao Brasil até que o quadro clínico evolua e ofereça condições para a continuidade do tratamento.
“Os médicos daqui fala que o certo seria ele voltar para o Brasil, ficar esperando aí até que essas veias recanalizem. Esse processo é muito demorado” acrescentou Dinea.
A não evolução do quadro clínico de Davi não é o único problema enfrentado pela família, os atrasos e a falta de pagamento da União para custear o tratamento da criança conforme determina uma decisão judicial agravam a situação.
Segundo Dinea, o gasto com a alimentação do filho é de US$ 1,1 mil por semana. Os valores para manter o garoto em casa devem ser pagos pelo governo brasileiro, que fez apenas a quitação parcial do débito.
“O Davi ainda está contando com a ajuda das pessoas aqui para se manter em casa, mas a gente não sabe até quando” desabafou Dinea.
Os detalhes de tudo o que vem acontecendo foram passados em entrevista exclusiva ao repórter Thiago Rocioli pela Rádio Imperador e portal Pop Mundi.
Ouça a entrevista:
Atualmente Davi Miguel, tem 16 quilos e mede cerca de 90 centímetros, a altura do garoto segundo os familiares não é a recomendada e esse também é um dos reflexos causados pelo problema no desenvolvimento do menino.
Em uma mensagem emocionante, Davi Miguel, também gravou um áudio onde pede que as pessoas continuem orando por ele.
Ouça a mensagem:
Davi Miguel, o pequeno guerreiro
A história do garoto ganhou repercussão mundial depois que a família iniciou uma campanha para arrecadação de recursos para custear o tratamento da criança que somente pode ser feito nos Estados Unidos.
O caso comoveu a população, artistas e empresários, o montante arrecadado chegou a US$ 1 milhão, 70% foram reservados para cirurgia e 30% para custeio da família no exterior.
A expectativa é de que a situação quanto aos débitos seja resolvida o quanto antes para que a esperança seja mantida para as próximas etapas do tratamento.
“Agora é esperar que o governo, que toque o coração deles que paguem a dívida, porque é um direito do Davi” concluiu Dinea Gama.