A situação de quem depende da rede pública de saúde é desesperadora em Franca (SP). Os pacientes que precisam de medicamentos de alto custo sofrem com a demora para entrega ou até mesmo pela falta do remédio.
A lista dos produtos que custam caro e que estão em falta é extensa, são mais de 30 tipos de medicamentos, entre eles, aqueles usados no tratamento contra artrites, câncer e outras doenças.
O problema foi confirmado pela própria gestora da Diretoria Regional de Saúde (DRS-8), Adriana Ruzene, que inclusive encaminhou a Câmara de Vereadores a relação dos remédios que estão em falta.
A situação é ainda mais grave, já que em alguns casos, não há nem mesmo sequer uma previsão para a solução. Diante do problema, o vereador Otávio Pinheiro (PTB), esteve durante em São Paulo onde se reuniu com o secretário estadual de saúde, Davi Uip.
“Ela me encaminhou um ofício dizendo que há várias situações para a ausência desses medicamentos. Entre elas, a falta de matéria prima, falta de reposição dos estoques e também a realização de pregões desertos onde não há participação de fornecedores” explicou Pinheiro.
O encontro aconteceu na terça-feira (06) onde o político foi recebido pelo chefe de gabinete, Nilson Pascoa.
“Ele reconhece que é um problema realmente grave, a ausência desses medicamentos e se prontificou em estar buscando junto à secretaria solucionar esse problema” concluiu o vereador.
Os detalhes da reunião foram passados durante o Jornal Pop News que vai ao ar diariamente pela Rádio Imperador às 11h.
Ouça a entrevista:
A expectativa é de que parte desses medicamentos seja recolocada até fim do mês de fevereiro, mas não há confirmação exata de quando a situação será normalizada.