Uma família viveu momentos de pânico nas mãos de criminosos durante uma tentativa de roubo registrada, em Ribeirão Preto (SP). Durante mais de duas horas, os moradores no bairro Castelo Branco ficaram na mira dos assaltantes armados que se entregaram após negociação transmitida ao vivo pelo Facebook de uma das reféns.
Luana Rafaela da Silva Gomes, de 17 anos, estava na varanda de casa e conversava com uma amiga pelo celular, quando foi surpreendida pelos criminosos. Ela teve o rosto coberto por um saco e foi obrigada a entrar na casa, onde os avós, a mãe e um casal que mora aos fundos da casa foram rendidos.
Em entrevista ao G1 Ribeirão, Luana disse que os bandidos acordaram a mãe dela que teve uma arma apontada em sua direção. Em seguida acordaram os avós e todos foram levados para um quarto.
Durante a ação, uma mulher ficou do lado de fora da casa, enquanto dois separavam os produtos e outros dois mantinham as vítimas reféns. Na transmissão ao vivo é possível ver uma mulher sendo agarrada pelo pescoço. Dois idosos e outra mulher ficaram sentados, enquanto Luana filmava toda a negociação entre bandidos e policiais militares.
Luana ainda disse que os bandidos temiam pela vida ao serem surpreendidos pela polícia, por isso queriam a presença da imprensa, então disseram para ela fazer o vídeo ao vivo, algo que a surpreendeu. Para ela foi estranho fazer a live com bandidos apontando a arma para ela, mas quando viu a mãe na mira dos assaltantes, não pensou duas vezes. “Ao mesmo tempo, eu estava desesperada porque estava com a arma na cabeça da minha mãe. Eu pensei que ele poderia matá-la a qualquer momento”, afirmou a estudante, em entrevista ao G1 Ribeirão.
O assalto teve um final feliz depois que vizinhos ouviram gritos e desconfiaram que a família estava sendo roubada. Eles acionaram a Polícia Militar e assim que os policiais se aproximaram da casa, depararam com uma jovem envolvida no crime, a primeira a ser presa.
Ela ainda gritou para alertar os comparsas e dois tentaram fugir pelos fundos, mas também foram detidos. Minutos depois, houve a negociação e os bandidos armados se entregaram. Veja abaixo:
Os cinco envolvidos no assalto foram presos e as armas apreendidas.