Os números do Procon-Franca são representativos. No ano passado, mais de 15 mil atendimentos sobre os mais diversos assuntos, foram contabilizados. Com duas unidades instaladas na cidade, no Parque dos Pinhais e no centro, os números indicam que 15.661 consumidores receberam atendimento ao longo de 2017, realizando no mesmo período 973 audiências de tentativa de Conciliação.
O fluxo de pessoas em busca de orientações é constante, sendo que apenas para audiências a média mensal foi de 81 reuniões entre as partes envolvidas. De acordo com a direção do Procon foi conseguida a marca de 49,4%, na resolução das questões apresentadas ao órgão. Aqueles casos que não foi possível solucionar administrativamente, foram direcionados ao judiciário.
Para este ano, o diretor da unidade, João Vicente Miguel, ressalta que pretende ampliar o atendimento e as orientações nas mais variadas áreas abrangidas pelo Direito do Consumidor. Isso de modo a proporcionar ainda mais melhoria em benefícios a população, com foco nas discussões e a solução dos problemas ligados a situações como cobrança abusiva e sistema bancário.
As principais reclamações dos consumidores estão relacionadas ao comércio, serviços gerais, telefonia, TV a cabo, água, luz, atendimento bancário e financiamentos e cartão de crédito, entre outros.