Campanha leva orientações sobre saúde mental aos francanos

Autor: Thiago Garcia

Fonte:

20/01/2018

Com o tema “Quem cuida da mente, cuida da vida”, a campanha Janeiro Branco leva orientações para as pessoas visando os cuidados com a saúde mental. Neste sábado (20), profissionais da saúde distribuíram panfletos aos francanos, na praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro.

“Essa ação é importante para despertar nas pessoas a prevenção com a saúde mental, pois muitas vezes valorizamos a saúde do corpo e esquecemos da nossa mente”, disse a psicóloga, Juliana Blanco, responsável pelo Centro de Atenção Psicossocial, Álcool e outras drogas (CAPS-AD) de Franca (SP).

Na cidade são três locais que prestam apoio mental. Ambulatório especializado, que atende jovens acima de 18 anos com transtornos graves; o CAPS-AD e o Núcleo de Atenção à Infância e Adolescência (NAIA).

Embora existam muitos tratamentos, grande parte das pessoas não percebem que precisam de ajuda ou se negam a aceitar que estão com problemas mentais, por isso, a também psicóloga Mariana Ganzaroli, do Ambulatório de Saúde Mental, considera que o apoio da família é fundamental para a percepção dos sintomas. “Essas pessoas que estão próximas precisam ficar atentas quanto a isso. Muita tristeza, retraimento e estresse, são algumas questões que precisam ser mais observadas”, explica.

Ganzaroli ainda ressalta que as pessoas precisam de mais tempo para expor os sentimentos que não devem ficar amarrados, por isso considera o diálogo fundamental.

Em Franca, as ações especiais estão sendo realizadas durante todo o mês da campanha nos espaços especializados e nas 14 Unidades Básicas de Saúde (UBSs).