Educadoras que colocaram crianças em sacos de lixo são ouvidas na DISE

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

06/12/2017

Começaram a ser ouvidas na manhã desta quarta-feira (6), duas professora e duas estagiárias que colocaram crianças dentro de sacos de lixo, em uma creche na cidade de Restinga (SP). Elas devem prestar os depoimentos ao delegado Eduardo Lopes Bonfim, na sede da Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (DISE), em Franca (SP). 

Segundo o delegado responsável pelas investigações, a decisão de tirar os depoimentos de Restinga teve por objetivo preservar a integridade física das educadoras e evitar qualquer tipo de confusão, já que o caso revoltou os moradores e ganhou grande repercussão. 

Nesse momento são ouvidas as estagiárias, de 18 e 17 anos e as professoras são aguardadas na delegacia. 

O caso

A denúncia chegou à Polícia Civil no início de outubro, depois que as mães de duas crianças de 4 e 3 anos decidiram procurar a delegacia para mostrar que os filhos estavam sendo castigados pelas educadoras da Escola Municipal de Ensino Básico (Emeb) Célia Teixeira Ferracioli porque estavam com medo da professora. 

As imagens de câmeras de segurança da unidade flagraram o momento em que as crianças são colocadas dentro de um saco de lixo. As gravações mostram quando as educadoras colocam um menino de pé dentro do saco de lixo preto. Uma ajuda à outra para conseguir amarra-lo. A ação se repete várias vezes para punir aqueles os alunos por indisciplina. Veja abaixo:

A professora titular chegou a prestar depoimento e disse que a atitude foi apenas uma forma de represália às crianças. Um inquérito policial de maus tratos foi aberto. 

No último dia 16, a Prefeitura de Restinga confirmou o afastamento de mais uma professora denunciada por maus tratos contra crianças em uma creche da cidade. Além dela, outra educadora e uma estagiária já haviam sido afastadas das funções.