Na tarde desta quarta-feira (29), a prefeita de Cristais Paulista, Katiuscia Leonardo (PSD), assinou convênio com o Governo do Estado de São Paulo, garantindo o repasse dos recursos para a construção de uma nova adutora, para reforçar o sistema de água da cidade e resolver eventuais problemas de abastecimento em tempos de seca.
Mais da metade da verba foi intermediada pelo deputado estadual Roberto Engler (PSDB) em parceria com a própria prefeita, com o presidente da Câmara Municipal, Elson Gomes (PSDB), e com os vereadores Hernani Navarrete Gomes (PTB), Jamilton Pelizaro (PTB), João dos Reis, o Pelezinho (PSDB), e Maria Isabel Luquetti (DEM). Elson Gomes, Pelezinho e Pelizaro trataram do assunto com o deputado na última segunda-feira (27).
“O equilíbrio do sistema de água da cidade tem sido a prioridade de Cristais Paulista ao longo dos últimos meses e é isso que reforça ainda mais a importância desse apoio oferecido pelo Governo do Estado. Agradeço ao governador Geraldo Alckmin (PSDB) pela compreensão em liberar os recursos que estavam parados e complementar a verba necessária”, disse o deputado estadual Roberto Engler.
Desde 2013, o parlamentar havia assegurado repasse de R$ 300 mil para a construção da nova adutora, inclusive com a assinatura de convênio no Palácio dos Bandeirantes. Com mudanças no projeto das obras, o valor, no entanto, não era suficiente para resolver a questão.
Há duas semanas, a prefeita Katiuscia Leonardo se reuniu pessoalmente com o governador Geraldo Alckmin (PSDB) e obteve aval para a liberação de R$ 535 mil.
Atualmente, as lagoas de captação da cidade são alimentadas pelo Ribeirão dos Cristais. A nova adutora continuará extraindo água do mesmo ribeirão, no entanto alcançará ponto de maior vazão, em que a seca não compromete a disponibilidade de água.