Agentes da Polícia Federal (PF) realizam na manhã de hoje (12) uma operação, em Uberaba (MG). Denominada “Cadeia Velha” tem por objetivo o cumprimento de mandados de prisão contra Felipe Picciani, filho do presidente da ALERJ, o deputado Jorge Picciani.
Ele é também gerente da empresa agropecuária, Agrobilara, localizada em Uberaba, onde agentes da PF realizaram busca e apreensão de documentos nos gabinetes da presidência da ALERJ e de Picciani, além de dois deputados.
Os procuradores também pediram a prisão dos parlamentares, que serão conduzidos coercitivamente a depor neste primeiro momento.
Em Uberaba até agora, a PF não tinha informações sobre o paradeiro do filho do presidente da ALERJ, Felipe Picianni. Ainda não se sabe se ele encontra-se na cidade mineira ou não.
No âmbito da operação Lava Jato, uma fazenda teria sido usada para a lavagem de dinheiro desviado de cofres públicos. A venda de gado, feita através de notas fiscais falsas, seria uma das formas de lavagem de dinheiro da corrupção
A operação desta terça-feira conta com a participação de aproximadamente 155 policiais federais que cumprem, nos municípios do Rio de Janeiro, Saquarema, Volta Redonda e Uberaba/MG seis mandados de prisão preventiva, quatro de prisão temporária, quatro de conduções coercitivas e 35 mandados de busca e apreensão – todos expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região.
Durante as investigações, a PF e o Ministério Público Federal identificaram, segundo a nota, elementos indicadores do envolvimento de autoridades detentoras de foro por prerrogativa de função no Tribunal Regional Federal da 2ª Região. “Três deputados estaduais do Rio de Janeiro são suspeitos de participar do esquema criminoso através do recebimento de vantagens indevidas da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor).”