Terminou no último sábado (11) a campanha “Fique Sabendo” que teve por objetivo orientar a população contra doenças sexualmente transmissíveis, em Franca (SP). Iniciada no último dia 6, a Secretaria de Saúde ofereceu testes gratuitos para os vírus HIV, sífilis e hepatites B e C, no Centro de Testagem e Aconselhamento.
De acordo com o psicólogo João Doná, ligado ao setor de saúde do município, atualmente 1.383 pessoas recebem o acompanhamento de profissionais da saúde contra a Aids, Sífilis e Hepatites virais. Somente de julho de 2016 para julho deste ano, foram registrados 130 novos casos das doenças.
O psicólogo ressalta que os atendimentos são sigilosos e seguem todos os padrões de ética profissional, garantindo e preservando o cidadão e lembra que os sintomas podem não aparecer inicialmente. “A pessoa infectada pelo vírus da Aids, por exemplo, pode no início não apresentar nenhum tipo de sintoma. Ela pode ficar assintomática (não exibir os sintomas) por meses ou anos, dependendo de cada organismo”, diz o psicólogo.
Quanto a prevenção, segundo a Secretaria de Saúde, várias ações estão sendo realizadas no município. Há panfletos com orientações sobre as doenças e distribuição de preservativos, inclusive com o apoio de várias escolas na cidade. João Doná relembra a importância em fazer os testes. “Toda doença que você detecta inicialmente fica mais fácil de ser tratada e o paciente ter mais qualidade de vida”.