Neste domingo (12), milhões de candidatos farão a segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em todo o país. Em Franca (SP), são esperados mais de 12 mil participantes que fizeram suas inscrições e devem lotar as salas dos prédio I e II da Uni-Facef e as dependências da Universidade de Franca (Unifran), Faculdade de Direito (FDF) e Colégio Pestalozzi.
De acordo com Mirian Spagnolo, coordenadora do Enem, através do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na região de Franca, quem não fez a primeira etapa por atraso ou outro motivo, pode participar normalmente da prova neste domingo. Ainda segundo a coordenadora, 25% dos inscritos não fizeram os exames no último dia 5, primeiro fim de semana de provas.
Em todo o país, 6,73 milhões de candidatos inscritos fizeram provas de redação, linguagens (língua portuguesa e língua estrangeira) e ciências humanas (geografia, história, filosofia, sociologia e conhecimentos gerais).
A segunda prova será com questões de matemática e ciências da natureza. Este é o primeiro ano que o Enem é realizado em dois domingos consecutivos. Até o ano passado, as provas eram realizadas em um único fim de semana, sábado e domingo.
O exame começa a ser aplicado às 13h30, no horário de Brasília, e os candidatos terão 4 horas e 30 minutos para concluir a prova, com 90 questões objetivas. Os portões fecham pontualmente às 13 (horário de Brasília).