Concurso da Cemig barra "gordos" e causa polêmica

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

01/11/2017

O Edital de um concurso da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), que está previsto para ocorrer em fevereiro de 2018, vem causando polêmica.  Acontece que a empresa de energia elétrica mineira, limita em seu edital, a entrada de profissionais acima do peso para a vaga de eletricista, que terá salário inicial de R$ 1.900.

Segundo o edital, “serão eliminados, de imediato, os candidatos convocados para avaliação médica” que tiverem “Índice de Massa Corporal (IMC) inadequado para a função a ser exercida”, que seria acima de 29.99. Ainda segundo o documento, pessoas com mais de 110 kg também não poderão seguir no processo seletivo.

Em nota, a Cemig explicou que a limitação de peso está associada “ao trabalho em altura, pois, para a execução das tarefas previstas, utilizam-se escadas, cestas aéreas acopladas aos veículos e cintos de proteção contra queda cuja carga máxima prevista é de 110 kg”. Segundo a companhia, “os limites foram estabelecidos pelos fabricantes e colocariam em risco os funcionários, caso desrespeitados”.

Para advogados da área trabalhista, as exigências da Cemig são ilegais e inconstitucional, já que a exigência do edital promove discriminação.

Especialistas da área trabalhista, afirmam que caso um candidato se sinta prejudicado por não conseguir a vaga por causa do peso, poderá acionar a Cemig judicialmente, já que não existe uma lei aparada pela constituição que determine a limitação de peso ou IMC.