Paulistano e Mogi decidem vaga na final nesta segunda-feira

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

22/10/2017

Ainda não foi na quarta partida da semifinal entre Paulistano/Corpore e Mogi/Helbor que o adversário do Sesi/Franca na final do Campeonato Paulista da Divisão Especial da Série A-1 foi conhecido. Ele só vai sair no quinto e decisivo jogo, nesta próxima segunda-feira (23), às 19h30, no ginásio do Paulistano, na Capital, com transmissão exclusiva pela TV FPB. No quarto encontro da série melhor de cinco, disputado nesta sexta-feira (20), no ginásio Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes, o time da Capital derrotou o atual campeão estadual por 78 a 68 (36 a 28 no primeiro tempo) e empatou a série em 2 a 2.

Com as duas equipes desgastadas com a partida do dia anterior, vencida pelo Paulistano por 89 a 84, o jogo não teve bom aproveitamento ofensivo dos confrontos anteriores. O Mogi teve enorme dificuldade diante da marcação agressiva do Paulistano, que por sua vez, trabalhava bem os ataques para sobrar sempre um jogador livre na área dos três pontos. E essa paciência deu resultado.

O primeiro período teve a liderança do vice-campeão brasileiro por apenas três pontos (17 a 14). Já no segundo período, quase foi repetido o placar do primeiro, novamente vencido pelo Paulistano por 15 a 14, fechando a primeira etapa do jogo em 36 a 30. Nesses dois primeiros períodos, o Mogi acertou um de nove arremessos de três pontos. Teve melhor aproveitamento nos rebotes, pegando 21 bolas, sendo nove ofensivas, contra apenas 16 do Paulistano, sendo somente três ofensivas do Mogi.

O mando de quadra não prevaleceu até agora, com cada equipe semifinalista vencendo os dois jogos fora de casa/ Foto: Antônio Penedo/ Mogi Helbor

Os dois últimos períodos não modificaram com relação aos dois primeiros, com o Paulistano/Corpore, defendendo agressivamente, trabalhando com paciência no ataque, e feliz nas conclusões, mantendo sempre uma diferença entre oito e dez pontos.

O jogo só teve uma possibilidade de mudar o vencedor quando o Mogi passou a fazer uma defesa combinada e, depois de dois pontos de Jimmy Dreher, a diferença abaixou para cinco pontos (60 a 55). Porém foi só isso do atual campeão paulista. Não teve sustentabilidade diante do bom trabalho defensivo da equipe da Capital que soube administrar os minutos finais para chegar a vitória por 10 pontos: 78 a 68. Nos períodos do jogo, o Mogi só conseguiu vencer o quarto (23 a 20). O terceiro também havia sido do time da Capital por 20 a 15.

“O Paulistano mereceu a vitória. Não conseguimos jogar. Alguns importantes jogadores não conseguiram pontuar, casos do Tyrone, Shamell e Larry. Agora temos que descansar, pensar muito bem o que vamos fazer na segunda-feira para buscar nossa classificação para a final”, afirmou o técnico Jorge Guerra, o Guerrinha, do Mogi/Helbor.

Já o esporte Yago Matheus, um dos melhores jogadores do Paulistano, era só alegria. “Conseguimos corrigir alguns detalhes que falhamos em nosso ginásio e aplicamos nos dois jogos em Mogi. O time todo jogou bem, defendeu bem e conseguiu o que precisávamos para seguir vivos na série”, disse Yago que marcou seis pontos, deu cinco assistências e pegou três rebotes.

Lucas Dias, com 21 pontos, cinco rebotes e uma assistência, mais Kyle Fuller (16 pontos, três rebotes e duas assistências), Deryk Ramos (10 pontos, quatro rebotes e três assistências) e Eddy (10 pontos, duas assistências e um rebote), foram os destaques do Paulistano, que acertou 11 de 30 bolas de três pontos (36%), 11 de 15 lances livres (73%) e 35 rebotes, sendo nove ofensivos.

Pelo lado de Mogi, Shamell, com 19 pontos, quatro assistências e três rebotes, foi o principal destaque, seguido por Jimmy Dreher (12 pontos, cinco rebotes e uma assistência) e Caio Torres (11 pontos e três rebotes). Mogi que teve apenas três de 22 bolas de três pontos (13%), 13 de 19 lances livres (68%), 35 rebotes, sendo 15 ofensivos.