Os auditores do Ministério do Trabalho, Procuradoria Regional do Trabalho, Vigilância Sanitária com apoio da Polícia Civil e Policia Militar realizaram nesta quarta-feira (18) uma operação de fiscalização em três depósitos de sucatas em Franca (SP).
O primeiro estabelecimento vistoriado fica na região do Distrito Industrial e no local foi constatada irregularidade na utilização de uma prensa que estava interditada. A determinação não estava sendo cumprida e o proprietário foi multado e ainda responderá por desobediência.
Em seguida a fiscalização foi feita em um depósito no Jardim Dermínio onde também o equipamento usado para compactação de materiais estava em desacordo com as normas exigidas para garantir da segurança dos funcionários. O comerciante foi multado e terá prazo para fazer as adequações necessárias conforme manda a lei.
A situação mais grave foi constatada no Jardim Guanabara onde no local não há banheiros adequados para os trabalhadores, existe risco de acidentes na utilização dos equipamentos e maquinários, o armazenamento de recicláveis está fora dos padrões e chega a invadir a rua e ainda o estabelecimento não tem sistema que ofereça segurança de controle a incêndios já que o perigo é ainda maior pela proximidade a um posto de combustíveis.
Diante do que foi verificado, o estabelecimento teve interdição total e deverá ficar fechado. O dono terá que realizar as adequações para que as atividades sejam retomadas.
Em entrevista ao repórter Samuel Cintra pela Rádio Imperador e Pop Mundi, o presidente do Conselho de Segurança, Antônio Carlos Lima, disse que “nesse local não há condições nem sequer de trabalho dos bombeiros” explicou.
Ouça a entrevista: