"4º Congresso ACIF" abordou empreendedorismo nos diversos setores

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

26/09/2017

Tecnologia a favor da produtividade, e-commerce, busca por bons profissionais, análise de perfil dos clientes e oportunidades de mercado foram alguns dos temas abordados neste segundo dia de atividade do “4º Congresso Empresarial ACIF: Construindo Novos Tempos”. Mediados pelo jornalista Guilherme Nali, os painéis “Comércio” e “Indústria” contaram com a participação ativa do público, que se manifestou com perguntas e troca de experiência.

“A participação do público enriqueceu o evento. Os empresários se mostraram interessados e bem informados a respeito das demandas de mercado. Certamente, os reflexos deste encontro serão levados de forma positiva para o ambiente corporativo dos participantes”, afirmou o presidente da ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca), Dorival Mourão Filho.

Enfatizada pelos convidados do dia, a utilização da tecnologia na coleta e análise de dados, na produção e como canal de vendas repercutiu. “Hoje, temos 8% dos compradores utilizando a internet como canal de consumo. Quem ainda não se inseriu neste mercado, está perdendo tempo: a hora é agora”, afirmou o diretor de operações da Calçados Online, do Grupo Gurgel Mix, Thiago Gurgel.

Outra questão abordada foi o aproveitamento humano dentro das empresas. De acordo com a analista de RH da Ouro Fino, Patrícia Lima, o equilíbrio emocional e operacional do funcionário ainda é o item mais almejado pelas empresas, no momento da contratação.

“Em nossas entrevistas, de 300 currículos entregues – após triagem e entrevistas via telefone – apenas sete chegam a etapa de entrevista formal. Desses, três se mostram adequados à vaga. O mercado procura por profissionais que atendam as qualificações técnicas exigidas, mas ainda as comportamentais”, afirmou.

O painel “Serviços”  foi sucedido pelo ciclo de palestras do CME – Conselho da Mulher Empreendedora, da ACIF.

Fidelização de clientes, mudanças de legislação trabalhista, inovação e políticas públicas brasileiras foram temas abordados.

“Nossa proposta é fortalecer o empreendedorismo, pois há sempre espaço para empreender”, afirmou a consultora comercial Fádua Sleiman.

Para os empresários, o Congresso conseguiu alcançar seu objetivo de oferecer ferramentas capazes de fomentar negócios. “Gostei desta junção de convidados, que falaram sobre diferentes temas, como vendas online e empreendedorismo, porque trazem soluções aplicáveis ao nosso negócio”, afirmou a empresária do ramo de confecções, Luciene Aline Rodrigues. “Houve uma orientação, sobre entregas de compras online, que eu repassei à minha equipe e que passamos a aplicar a partir do intervalo que tivemos durante o almoço. Algo super simples, mas que faz toda a diferença na fidelização de nossos clientes”, completou.

Cerca de 300 pessoas estiveram presentes entre a manhã e a tarde desta terça-feira.