No confronto direto pelo G4 da Série C do Campeonato Brasileiro, o Botafogo acabou derrotado pelo Tombense. Jogando no estádio Antônio Guimarães Almeida, em Tombos-MG, o time de casa venceu por 2 a 1, com gols do zagueiro Welligton Carvalho e do atacante Max, e entrou na briga pela classificação no Grupo B. Do outro lado, os paulistas completaram nesta 17ª rodada cinco jogos sem vencer e se complicaram no torneio.
Com o resultado o Tombense chegou aos 25 pontos, dependendo apenas de si para manter vivo o sonho de classificação para as quartas de final. Já o Botafogo segue com os mesmos 22 pontos, dependendo de uma combinação de resultados para beliscar uma vaga.
O jogo foi movimentado desde o primeiro lance. Com apenas quatro minutos de bola rolando o Botafogo já estava à frente do placar. Com tranquilidade, o time trocava passes no campo de ataque em busca de um espaço na marcação. De costas para a marcação, Ronaldo recebeu na meia lua, conseguiu girar em cima do zagueiro e bateu no contrapé do goleiro Darley. Ele chegou a tocar na boca, mas não o suficiente para evitar que ela entrasse no gol.
A resposta do Tombense veio no lance seguinte, com sete minutos. Numa cobrança de falta pela ponta esquerda, Allan Dias manda rasteiro direto para o gol e exige uma grande defesa de Neneca, que ainda assim deu o rebote para o zagueiro Wellington Carvalho. Esperto, ele deu um carrinho para antecipar a marcação e tocar para o fundo das redes. A igualdade deixou o jogo muito aberto, com os dois times buscando qualquer oportunidade de marcar.
O intervalo serviu para abaixar a adrenalina no estádio Antonio Guimarães Almeida. O Botafogo voltou um pouco mais incisivo para o segundo tempo, mas aos poucos o Tombense acertou a marcação e fechou os espaços. Mas a passividade dos dois times levava o torcedor acreditar no empate, até que, aos 22 minutos, um lance mudou a história do jogo. Max foi derrubado por Vitinho na grande área e o árbitro marcou o pênalti para o Tombense.
Foi o próprio Max quem ajeitou a bola na marca do pênalti e decretou a virada em Tombos, colocando o time da casa à frente do placar. O gol também acordou o Botafogo, que voltou a assustar o goleiro Darley. As duas principais jogadas do time paulista eram as bolas cruzadas para a grande área e as finalizações de longa distância. Na principal, Wesley mandou muito forte contra o gol e por pouco não deixou sua marca.
A decisão das vagas para a próxima fase do Campeonato Brasileiro da Série C ficará para o próximo final de semana, pela 18ª e última rodada da primeira fase. Jogando no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, o Botafogo recebe o Ypiranga às 17h30 do próximo sábado. No mesmo dia e horário, o Tombense viaja para o Rio de Janeiro enfrentar o Macaé no estádio Moarcyzão, em Macaé.