Hélio Rubens entra para Hall da Fama no Basquete

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

01/08/2017

O ídolo do basquete francano, Hélio Rubens Garcia, recebeu uma homenagem na noite desta segunda-feira (31) e sem dúvida uma das premiações mais importantes que reconhece o trabalho feito como atleta, treinador e dirigente em prol da modalidade em todo Brasil. 

Durante solenidade, Hélio Rubens Garcia, recebeu uma placa onde o seu nome será imortalizado no Hall da Fama da Federação Paulista de Basketball. 

A homenagem foi comemorada pelo filho, Helinho Garcia, atual técnico do Sesi Franca Basquete que usou as redes sociais para parabenizar o pai e destacar a importância de tudo o que foi feito pelo esporte. 

Veja a publicação: 

O evento marcou também a entrega de troféus aos melhores de todas as categorias da FPB no ano de 2016. O troféu "Magic Paula" foi uma homenagem a uma das maiores jogadoras de basquete do mundo. Com muita simpatia, Paula demonstrou o porque é sucesso dentro e fora das quadras.

Como integrantes da mesa estiveram presentes,  o vereador (anfitrião) José Turim, o deputado estadual e diretor da FPB Hélio Nishimoto, o secretário municipal de esportes Jorge Damião, o presidente da FPB Enyo Correia e a homenageada Paula.

"Foi uma noite glamurosa, tantas personalidades do basquete reunidos. Foi um imenso prazer realizar este evento que demonstra a importância da nossa federação e os nomes que contribuem para a continuidade do crescimento de nossa modalidade. Quero agradecer a todos pelas palavras, que demonstraram o quanto nosso trabalho foi reconhecido. Parabéns a familia basquete paulista", comentou o presidente da FPB, Enyo Correia.

Grandes nomes do basquete também prestigiaram o evento, como Guerrinha, Shamell, Caio Torres, Yago, sr. Marino Manella, Nilo (ex-jogador da seleção), Cadum, Carlos Maluf (ESPN), João Fernando Rossi (pres. Liga Nacional Basquete), Vinicius e Betão (ANB 3x3), entre tantos outros técnicos e jogadores de várias categorias.

Perfil de um campeão 

Hélio Rubens Garcia iniciou a carreira no Clube dos Bagres em Franca, onde jogou até 1981, se aposentando aos 42 anos, no Franca Basquetebol Clube, tornando-se treinador. Como jogador, disputou os Mundiais em que a seleção brasileira foi medalha de bronze, no Uruguai (1967); vice-campeã, na Iugoslávia (1970); e bronze novamente, nas Filipinas (1978).

Tem a medalha de ouro ganha do Panamericano de Cali (1971). Também esteve em dois jogos olímpicos. Como treinador da seleção brasileira comandou 96 partidas (64 vitórias e 32 derrotas) em 12 competições oficiais – foi campeão pan-americano nos Jogos de Winnipeg em 1999.

Hélio Rubens tem 15 títulos brasileiros, sendo cinco como atleta e dez como técnico (duas à frente do Vasco, uma com Uberlândia e as demais com Franca), sendo o maior vencedor da história do Campeonato Nacional Masculino.