Os moradores e comerciantes da Rua Manoel Francisco de Mello procuraram o jornalismo da Rádio Imperador e do Pop Mundi para denunciar o abandono do prédio que abrigou a Escola Estadual Nadeide Sacarabucci, na Vila São Sebastião, na zona oeste de Franca (SP).
A unidade foi desativada em 2016 e com o fim das atividades, bandidos e usuários de drogas passaram a utilizar o local como ponto de consumo e venda de entorpecentes, além de depósito para produtos roubados e furtados em estabelecimentos comerciais da região.
Além do risco que a população corre, a estrutura foi completamente depedrada. Torneiras, fiação, móveis e até as lâmpadas foram furtadas ou destruídas. O local passou a ser ocupado durante a noite por criminosos e durante o dia, crianças se expõem ao perigo e ao aliciamento de traficantes.
Fotos feitas por ouvintes e internautas enviadas a nossa produção mostram crianças em cima do telhado do antigo ginásio da escola, outros ao perceberem que foram flagrados esconderam o rosto e fugiram do local. As cenas estão cada vez mais comuns e o medo aumenta a cada dia diante de nenhuma providência tomada pela Prefeitura.
Em entrevista ao repórter Samuel Cintra pela Rádio Imperador AM 920, um comerciante que preferiu não se identificar ficou revoltado com o descaso e disse que "maior perigo está isso aqui, usuários de drogas o dia todo aqui" desabafou.
Ouça a entrevista:
A nossa equipe procurou a Prefeitura de Franca para saber sobre as providências que serão tomadas a respeito do caso, mas até o momento não foi passado nenhum posicionamento a respeito do caso.