Os agricultores do Paraná já sentem no bolso os impactos da greve dos caminhoneiros. Que exigem, por exemplo, que o Governo Federal faça algo para baixar o preço do diesel. Os produtores de leite, frango, porcos e frutas são os que mais sofreram até agora, com a dificuldade pra escoar a mercadoria. O resultado são aves descartadas e leite derramado, por exemplo. Entre as cidades mais afetadas estão Londrina e Dois Vizinhos.
Criadores de gado do Mato Grosso reclamam do aumento das despesas. Eles citam principalmente os gastos com a suplementação do rebanho e a recomposição das pastagens. Itens que fizeram o custo de produção crescer 20%, em 2014, de R$ 80 para nada menos que R$ 97 por arroba.
Em São Paulo, 84% das plantações de cana, a colheita já foi mecanizada. O balanço foi feito pela Secretaria de Estado da Agricultura, que disse apoiar a mudança, que traz uma série de vantagens. Entre elas o fim da queimada da cana. O órgão ainda lembra que tem criado políticas para evitar o desemprego entre aqueles que trabalhavam no corte manual.
Fonte: Agência Rádio 2